Resenha A Revolução dos Bichos
Por: RSOM • 29/4/2017 • Resenha • 767 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
Resenha : A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Início da história, no momento da expulsão de Jones até a “transformação completa de Napoleão em “humano” foram aproximadamente seis (6) anos”. A Granja do Solar era situada perto da cidade de Willingdon na Inglaterra onde viviam os bichos e seu dono era o Sr. Jones.
Começou com o porco Velho Major ele teve um sonho no qual houve uma revolução e que os bichos seriam auto-suficientes, e todos iguais. Assim ditou-se o princípio do Animalismo.
O porco Velho Major morreu, os animais colocaram em prática a ideia do líder, e começaram a Revolução dos Bichos.
Após a Revolução, a Granja passou a se chamar Granja dos Bichos, o administrador era Bola-de-Neve (porco).
Bola-de-Neve seguiu os princípios do Animalismo, possuía dote superior em quesitos de inteligência e cultura em comparação aos outros animais, se considerava igual a todos, sem privilégios devido à sua condição.
Para todo novo administrador Bola-de-Neve (porco) tinha um assistente chamado Napoleão (porco), que na ânsia pelo poder, traiu seu amigo Bola de Neve e assumiu a administração da Granja.
Napoleão mostrou-se competente, justo, coerente no início e depois passou a desrespeitar os SETE MANDAMENTOS, os quais firmavam as ideias animalistas.
Os SETE MANDAMENTOS do Animalismo eram:
- Qualquer coisa que ande sobre duas pernas são inimigos;
- Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo;
- Nenhum animal usará roupas;
- Nenhum animal dormirá em cama;
- Nenhum animal beberá álcool;
- Nenhum animal matará outro animal;
- Todos os animais são iguais.
(Porco) Napoleão aos poucos alterou todos os mandamentos.
Foi (Porco) Bola-de-Neve (o amigo traído) quem escreveu os SETE MANDAMENTOS.
A ideia geral deste livro - A Revolução dos Bichos é de extrema importância para entendermos o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de mostrar de forma genial a ânsia e ambição do ser humano pelo poder - “sonho do poder”.
Após cinco (5) anos, Napoleão, já ocupava a casa do Sr. Jones, ingeria álcool e se vestia com as roupas do ex-dono, andava somente sobre duas pernas e convivia com seres humanos, agia em benefício próprio, instalou um regime ditatorial, dominando e hostilizando os demais animais, considerados seres inferiores e sem direitos. Nesta época, já não era possível distinguir, quando reunidos à mesa, o porco tirano Napoleão e os homens com quem se confraternizava.
O trabalho era forçado, sobre ameaças e pressões, trabalho até a exaustão, Napoleão conseguia sair vitorioso de todas as manifestações dos outros animais graças à ajuda de Garganta, porco servil e obediente que através de bons argumentos, convencia os animais de que tudo o que acontecia era para o bem deles.
O Senhor Jones foi o dono da Granja e, como tal, explorava o trabalho animal em benefício próprio, para acumular capital. Em troca dos serviços prestados, ele pagava com a alimentação pobre, insuficiente e de baixa qualidade. Este é o retrato de uma sociedade capitalista: quem mais trabalha é quem menos ganha.
A Revolução se deu por ideia do porco “Major”, o princípio básico era a igualdade, sendo assim, o Animalismo corresponde ao Socialismo, regime em que não existe propriedade privada e todos são iguais, todos trabalham para o bem comum.
...