Resenha Crítica do Whelan Pharmaceuticals: Fatores Fiscais e Seleção Global de Local
Por: Lara3010 • 3/11/2018 • Resenha • 558 Palavras (3 Páginas) • 573 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Resenha Crítica do Whelan Pharmaceuticals: Fatores Fiscais e Seleção Global de Local
Lara Assis Figueiredo
Trabalho da disciplina Direito Internacional Tributário,
Tutor: Prof. Darlan Alves Moulin
Eunápolis
2018
Referência Bibliográfica:
http://pos.estacio.webaula.com.br/Trabalhos/Suplementos/1340/55637/37565.pdf - WILSON, G.Peter, KATZ, Jane Palley. Whelan Pharmaceuticals: Fatores Fiscais e Seleção Global de Local. Harvard Bussines School
- Resumo
Na habitual reunião bimensal da Whelan Pharmaceuticals, o Comitê de Localização e suprimentos se juntou para discutir os lugares que seriam possível a fabricação de um novo produto que já estava entrando na terceira fase de testes clínicos nos EUA. Foram selecionados como possíveis locais: Maryland, Porto Rico, Irlanda e vários locais na Europa.
Vários fatores foram importantes para que pudesse ser escolhido um, como a influencia da empresa no local para marketing e afins, os regulamentos governamentais, a necessidade de dinheiro, além das vantagens financeiras para empresa a ser instalada nessa localidade.
Dessa forma, a reunião presidida por John Neal, vice-presidente de fabricação e engenharia, discute a melhor escolha para se instalar a empresa de forma a trazer mais lucro.
- Resenha Crítica
O produto em questão é um cardiovascular chamado de Varex, e acreditavam que seria um campeão de vendas. E por isso queriam instalar um estabelecimento que pudesse produzir todas as etapas do produto, apostando em um investimento de longa data.
Eles levaram em consideração que o pessoal do Marketing tinha muita influencia na Europa, preferindo que a empresa se instalasse lá. A Europa é responsável por fixar um preço no produto, além de seu mercado estar em maior crescimento em relação aos EUA. Já em Porto Rico, o departamento fiscal constatou que a empresa já tinha beneficiado de isenção de impostos nessa área. Porem, levaram em consideração alíquotas, regras locais e a força crescente da oposição, chegou-se a conclusão de que Porto Rico traria problemas para Whelan no futuro. Falando em alíquotas, as Europeias eram bem altas, o que inviabilizava a instalação da empresa lá. Sobrando assim a opção da Irlanda. Assim, para o departamento fiscal, a Irlanda possuía vantagens e desvantagens, mas era uma opção vais viável que Porto Rico, pois os resultados são mais previsíveis mesmo com as desvantagens. Já o departamento de fabricação achava Maryland mais promissor. As alíquotas eram baixas e poderiam investir em exportação, além de ser mais fácil de se conseguir dinheiro caso algo de errado do que em países estrangeiros.
...