Resenha do Artigo “Ética: Uma estrutura básica”, de Lynn Sharpe Paine
Por: Arthur Farias • 7/5/2019 • Resenha • 752 Palavras (4 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Resenha do Artigo “Ética: Uma estrutura básica”, de Lynn Sharpe Paine
Nome do aluno: Arthur Farias de Gauw
Trabalho da disciplina CIÊNCIA JURÍDICA E SEGURANÇA PÚBLICA
Tutor: Prof. Julia Hissa Ribeiro da Fonseca
Maceió/AL
2018
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo trata do estudo da ética, levando em conta a sua estrutura e aplicação prática.
2. RESUMO
O autor nos apresenta uma visão paradoxal do uso da ética nas relações comerciais e profissionais.
Demonstra que para dominar o mercado, muitas vezes se utilizam de artifícios “amorais” para alcançarem seus objetivos, porém, criticam e buscam os tribunais quando se sentem lesados por essas atitudes antiéticas.
Já no âmbito profissional, expõe que uma relação de confiança, com ética e honestidade, com seus profissionais é essencial para o aumento do rendimento e consequentemente dos lucros da empresa.
Mesmo tendo ciência dessa situação, a análise ética, normalmente, não faz parte das tomadas de decisões administrativas, ao contrário das financeiras, jurídicas e de competitividade.
A análise ética, muitas vezes, fica sob demanda da necessidade, baseadas no instinto ou na emoção, utilizando a razão apenas para justificar a escolha instintiva.
Dessa forma, o autor apresenta uma abordagem estruturada da ética pra o seu uso racional, que consiste em quatro indagações fundamentais que o indivíduo, empresa ou grupo deveria considerar na hora de avaliar um possível caminho de atuação:
- Essa ação é consistente com os deveres básicos do agente?
- Respeita os direitos e outras reivindicações legítimas das partes afetadas?
- Reflete a melhor prática?
- É compatível com os compromissos firmemente arraigados do próprio agente?
Segundo Paine, as indagações evocam diferentes tipos de normas ou padrões éticos. As duas primeiras levantam requisitos básicos. A terceira e a quarta suscitam considerações um pouco mais discricionárias, uma vez que a liderança, quase que por definição, significa fazer mais do que o mínimo.
Para o uso efetivo dessa estrutura, seria necessário entender quatro conceitos da teoria ética: deveres, direitos, melhores práticas e compromissos.
Porém ele alerta que, mesmo parecendo uma estrutura simples, sua aplicação pode ser complicada, devendo ultrapassar cada etapa do processo.
...