Resenha de "O processo" Franz Cafca
Por: nathaliabarretoo • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 494 Visualizações
Resenha sobre a obra “O Processo” de Franz Kafka.
A obra literária de Franz Kafka “O Processo” é uma narrativa de 10 capitulos. Trata-se de uma obra de romance e ficção na qual os eventos sao narrados e descritos a partir da visão do personagem principal Josef K, que é preso e submetido a um processo judiciário no decorrer da narrativa.
Josef K. é um executivo bancário que, certo dia é detido por homens desconhecidos em sua porta e informado de que era reu em um processo. Porem, os responsáveis por sua prisão não lhe da as razões ou motivos, nem sequer a causa de encontrar-se preso e apesar de todos os esforços, Josef nunca consegue saber do que está sendo acusado, quem o acusa e o porque.
Josef inicialmente se mostra desinteressado pelo processo a que esta sendo submetido, até ser chamado a prestar depoimento. Ao chegar ao tribunal Josef conhece o local e os funcionários que ali trabalham e percebe que ali não é um tribunal de direito, este tribunal que Josef esta sendo processado trabalha em regime de execução a partir de ações corruptas.
A primeira audiência de julgamento do caso de Josef K ocorreu sem poder desfrutar de uma defesa técnica, e sequer saber do que estava sendo acusado.
Do inicio da obra ate a contratação de um advogado por parte do tio de Josef, Albert K, ele se encontrava na inercia, levando pouco a serio o processo.
O advogado contratado pelo tio de Josef K para preparar uma defesa para o seu caso na verdade não realiza nenhuma defesa, somente oferece uma possibilidade de influenciar os jurados para obter uma sentença favorável.
A experiência do advogado baseava-se em entender os procedimentos necessários para suspender ou arquivar os processos e nunca havia uma boa defesa.
Na cidade a qual Josef morava e estava sendo processado, o cidadão não possuía garantia de ser assistido por um advogado, isso era apenas tolerado, a defesa não tinha acesso garantido aos documentos juntados aos autos e era desconhecido as acusações impostas ao acusado.
No desfecho da obra, Josef K. percebe que não se trata de provar sua inocência, o melhor caminho seria relacionar-se com as pessoas influentes, entretanto decide não seguir o roteiro que lhe aconselharam, decidindo assim rescindir o contrato com o advogado.
Nesse momento Josef K. já esta cansado demais para solucionar todo esse processo. Na noite do seu aniversario de 31 anos, um ano após a sua detenção e comunicação do seu processo, Josef é capturado por dois homens, levado a uma pedreira e assassinado.
CONCLUSÃO:
No decorrer da obra ocorre uma sucessão de acontecimentos escandalizadores para o Estado Democrático de Direito, vigente, por exemplo, em nosso país, os quais se destacam: Invasão de propriedade, prisão arbitrária, apropriação indevida de objetos e bens por parte de agentes a serviço do Estado, desobrigação por parte de agentes do Estado em prestar todas as informações necessárias sobre a prisão, bem como o direito de saber a identidade dos responsáveis pelo cumprimento da mesma, apreensão de objetos sem haver o devido mandado de busca e apreensão, invasão de privacidade, abuso dos direitos civis, tentativa de extorsão e outras ilegalidades.
É um livro
...