RESUMO SOBRE OMP – ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E PROCESSOS
Por: carlabeafernand • 30/6/2015 • Projeto de pesquisa • 756 Palavras (4 Páginas) • 819 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CARLA BEATRIZ CATUNDA FERNANDES
RESUMO SOBRE OMP – ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E PROCESSOS
FORTALEZA - CE
2015
A disciplina de OMP (Organização, métodos e processos) tem como objetivo criar ou e aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, melhorar o controle, fazer o gerenciamento dos processos e solucionar problemas de uma empresa. Uma das teorias na qual se baseia é a da burocracia, de Max Weber, onde a organização passa a ser essencialmente autoritária e hierarquizada. Cada funcionário da empresa possui cargos e funções específicas, de competências e responsabilidades distintas.
Entre as funções da OMP estão estudar e definir os ciclos organizacionais, analisar as alternativas de ação para promover a maturidade organizacional e avaliar impactos ou desgastes provenientes das ações e dos ciclos. Antigamente o setor de OMP era menos eficaz, havia pouca preocupação com “o que”, mais com o “como”; pouco ligado ao objetivo da empresa, organizava por organizar e havia excesso de formulários.
Atualmente é um setor mais focado em processos, mais estratégica, com novos métodos para alcançar os objetivos da organização; Auxilia na melhoria dos procedimentos; Possui objetivos básicos como eliminar o inútil ou supérfluo, maximizar os resultados e aperfeiçoar recursos e minimizar custos.
Proporciona melhores resultados com pessoal, material, espaço físico e tempo. Com o pessoal há racionalização na distribuição de tarefas e eliminação de atividades desnecessárias, com o material há padronização de documentos, para assim evitar desperdício de formulários e cópias, por exemplo; Com o espaço físico há uma melhoria na distribuição do espaço, assim como no tempo um racionamento de desperdício no trabalho.
Além da organização da empresa, o administrador tem três outras funções básicas como planejamento da mesma, que representa o estabelecimento de objetivos e resultados estabelecidos e dos meios mais adequados para se alcançar estas metas; a direção da empresa, que representa a orientação e ou coordenação e ou motivação e ou liderança das atividades e recursos visando alcançar os objetivos e resultados esperados; e controle da empresa, que representa o controle e a avaliação dos resultados obtidos em relação aos objetivos e resultados esperados.
Uma das estruturas destacadas é a organizacional, de acordo com Djalma Oliveira, é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Subdivide-se em duas: Estrutura informal e estrutura formal.
A estrutura formal é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pela sua estrutura, como ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades, é estável, está sujeita a controle e possui líder formal. Porém a estrutura informal surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem na estrutura.
São relacionamentos não-documentados e não-reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
...