Sociedade Brasileira
Por: sica1204 • 18/10/2015 • Dissertação • 401 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
O conhecimento é visto como algo essencial para o desenvolvimento da humanidade. Através dele podemos transformar o mundo, sempre progredindo em todos os âmbitos, nunca voltando ao que era antes. Isto faz o ser humano ser diferente das outras espécies, visto que, ele adquire conhecimento não só para sobrevivência, mas também para experiência e conhecimento que são levados de geração a geração, através da cultura e da educação. Para que haja um melhor entendimento da realidade, surgiu a idéia de dividir o conhecimento em quatro níveis: popular/empírico, religioso/teológico, filosófico e científico.
Conhecimento popular/empírico: este é o conhecimento que adquirimos com nossas experiências, não necessita grande estudo, pois é superficial. Um exemplo disso seria o agricultor que não tem estudos meteorológicos, mas que através do conhecimento que recebeu de outra pessoa e de suas experiências, precisa olhar par ao céu e analisar se no dia seguinte irá chover ou não, poderia ser comparado também com uma mãe, que já possui experiências com filhos, e transmite tudo o que aprendeu na sua gestação para outra mulher que ainda terá o seu primeiro filho. Como foi dito, não é necessário grandes estudos e nem ter a certeza da informação transmitida.
Conhecimento religioso/teológico: é necessário provar a existência de Deus através de relatos bíblicos. Fundamentam este conhecimento na fé, fazendo com que este, seja um conhecimento mítico, visto que não é necessário ver para crer, apenas acreditam que exista um ser supremo que tudo cria e ordena. Na maioria das vezes, as verdades expressas neste conhecimento são definitivas, não permitindo revisões.
Conhecimento filosófico: é um espaço que estabelece liberdade de pensamento, mostrando que este é um nível de conhecimento, que mesmo existindo há séculos, as informações que foram passadas por ele continuam tendo validade, ou seja, não foram ultrapassadas. O seu método é reflexivo, buscando respostas lógicas para questões da humanidade. Em certo ponto se iguala ao conhecimento científico, pois utiliza a relação de causa e efeito.
Conhecimento científico: procuram e exigem explicações válidas em todos os âmbitos da sociedade. É necessário grandes estudos em todas as áreas da ciência, possuindo assim muita credibilidade. É sempre muito rigoroso e objetivo. Embora sempre estudem muito, um conhecimento adquirido hoje pode ser tornar defasado amanhã, visto que estudam não só a causa, mas também os efeitos, fazendo assim com que seja diferente dos outros conhecimentos, lembrando que visam sempre o mundo físico, e não o espiritual.
Karine dos Reis Penha - 20276
http://sivalfilosofia.no.comunidades.net/7-niveis-de-conhecimento
http://lohn.no.sapo.pt/metpesquisa01.htm
http://www.coladaweb.com/filosofia/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico
...