Sociedade natural e contratual
Por: ThaynaA.P. • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 266 Palavras (2 Páginas) • 1.867 Visualizações
Sociedade natural e contratual
A sociedade natural e contratual tem em comum o fato de que ambas trazem teorias de como o ser humano passou a viver em sociedade, cada uma delas apresenta um pensador em destaque ou que suas afirmações foram mais discutas, no caso temos Aristóteles e Thomas Hobbes.
Começando por Aristóteles, ele foi o primeiro a pensar sobre este assunto afirmando que o homem se associa a outros semelhantes naturalmente em busca de um modo de sobrevivência, basicamente ele diz que isso é um processo natural que ocorre pelo instinto e esta na essência do homem.
Thomas Hobbes acredita que o homem em estado natural é uma ameaça, pois ele estará dominado por seus impulsos e paixões, o que pode acabar gerando um caos. Para que tal coisa não ocorra seria necessário que o homem reprimisse seus impulsos naturais e haja a celebração do contrato social para que se tenha a ordem, fazendo assim que o homem passe a agir racionalmente.
Acaba-se que ambos os pensadores falam de suas visões sobre o homem em seu estado pré-civilizado só que acabam sendo muito diferentes, para o primeiro a formação da sociedade e Estado é algo que vem do homem em seu estado natural, isto é, ele naturalmente irá viver em sociedade. Já o outro acredita que é um processo no qual é necessário que o homem suprima seus instintos naturais, pois “O homem é o lobo do homem” e é necessário que se estabeleça uma ordem, no caso o Estado para que se possa ter a paz na vida em sociedade.
As visões de aritotles e hobbes
...