TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de pesquisa e níveis de complexidade dos métodos

Por:   •  5/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

8.2.2 TÉCNICAS DE PESQUISA

Com a finalidade de trabalhar adequadamente com os Métodos o pesquisador usará uma ou mais técnicas. Técnicas é um conjunto diferenciado de informações, reunidas e acionadas em forma instrumental, para realizar operações intelectuais ou físicas, sob o comando de uma ou mais bases lógicas de pesquisa. Portanto, é de suma importância, não confundir método com técnica, tendo em vista que, método é a base lógica operacional da Pesquisa Científica e técnica é o instrumento posto a serviço da Pesquisa Científica para auxiliar o pesquisador na utilização dos métodos. É possível admitir numa mesma pesquisa, o investigador recorrer a mais de um método. Isto é aceitável e deve ocorrer quando o pesquisador perceber a necessidade de variar a base lógica investigatória para poder colher com mais segurança o material para o Relatório ou para mais adequadamente relatar os seus resultados. Nestes casos, deve registrar tal postura na introdução do seu Relatório de Pesquisa, qualquer que seja o tipo de Produto Científico que tenha gerado.

8.3 Níveis de complexidade dos Métodos

O Método Indutivo é, na condição de base lógica da Pesquisa, o de menor complexidade, uma vez que nele se opera com coleta de elementos que são reunidos e relacionados para caracterizar o tema pesquisado. Por exemplo, para elaborar Dissertação de Mestrado sob o tema “Federalismo na Constituição Brasileira Vigente”, o Método Indutivo será uma ótima opção, pois o investigador colherá o material básico no próprio texto constitucional, visto que, esta é a circunscrição estabelecida pelo seu Referente clara e previamente estabelecido, que não exige lógica investigatória e de relato de resultados de maior complexidade.

O Método Dedutivo requer a presença de certas peculiaridades. Relendo o Conceito Operacional retro proposto para o Método Dedutivo percebe-se que ele pede a seleção prévia de uma formulação geral cuja sustentação será buscada pela pesquisa, portanto, a sua utilização sofre um claro condicionamento do direcionamento que o Pesquisador vai conferir ao Tema/Referente que foi antecedentemente estabelecido, ou seja, ele tem uma prévia concepção formulativa sobre o Objeto de sua investigação. Por exemplo, um mestrando estabelece como Tema/Referente para sua pesquisa que redundará na Dissertação de Mestrado, o seguinte “O quantum compensatório por Dano Moral não é matéria pacífica na doutrina e na jurisprudência pátrias”. Ao assumir tal opção, o pesquisador obrigou-se a buscar os elementos legais, doutrinários e jurisprudenciais com o prévio compromisso científico de, ao organizar e compor o material recolhido, comprovar a formulação geral que previamente estabeleceu.

O Método Dialético é a base lógico-investigatória que opera com uma dinâmica em trilogia sequencial: a Tese, a Antítese e a Síntese. Os três pólos nodais do Método deverão ser pesquisados e quando expostos o estarão em forma claramente evidenciadora de sua consistência teórica. Este Método, exige uma pesquisa que demandará muito tempo, requer um domínio praticamente completo do Pesquisador sobre o tema e supoẽ uma especial capacidade de “empatia científica”, vale dizer, a habilidade em colocar-se na posição doutrinária de cada pólo da trilogia. A experiência na Pesquisa Jurídica recomenda a utilização deste Método somente para a investigação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com