TEORIA DO PAPEL
Por: Evandro Batista • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 1.930 Visualizações
SOBRE A TEORIA DO PAPEL
DEFINA:
A teoria do papel propõe a ideia de que, na sociedade, cada indivíduo exerce um determinado papel, assim como atores em um teatro. O indivíduo pode assumir, em determinados momentos, outros papeis que lhe forem atribuídos socialmente, embora a transição entre esses papéis possa ser mais fácil ou mais difícil, conforme o grau de “desnível” entre esses papéis. Essa teoria sugere que a identidade de cada indivíduo é atribuída pela sociedade, sustentada e modificada pela sociedade, cabendo ao indivíduo desempenhar seu papel, de acordo com o que a sociedade espera dele, como que em um roteiro teatral.
QUAL O SIGNIFICADO DO PRECONCEITO?
Segundo a teoria do papel, o preconceito, ou pré-julgamento é um processo que tende a exercer uma influência extremamente negativa sobre a vida do indivíduo alvo desse preconceito, fazendo com que ele se torne, aos poucos, aquilo que a imagem preconceituosa sugere que ele é.
EXPLIQUE A QUESTÃO DA TRANSFORMAÇÃO DA IDENTIDADE:
A transformação da identidade do indivíduo é um processo social, no qual a sociedade determina como será essa transformação, assim como qual será a nova identidade daquele indivíduo dentro do seu grupo social. Em outras palavras, a sociedade se encarrega de atribuir um novo papel e um novo roteiro para aquele indivíduo assumir e exercer.
SOBRE A SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
DEFINA:
A sociologia do conhecimento é uma disciplina que visa demonstrar que as ideias se localizam na sociedade, e não em contextos isolados do meio social, ainda que se trate de ideias muito abstratas. A sociologia do conhecimento busca estabelecer o ponto que une o pensamento, o pensador e seu meio socia
RELACIONE AS DUAS PERSPECTIVAS: O HOMEM ATUANDO NA SOCIEDADE E A SOCIEDADE ATUANDO NO HOMEM:
EXPLIQUE O TERMO “INTERNALIZAÇÃO”:
“Internalização” é um termo muito utilizado por sociólogos para se referirem a certos processos sociais pelos quais o indivíduo é submetido. De uma forma mais específica, a internalização é o processo em que o indivíduo, ainda criança, “internaliza” o mundo social no qual ele está inserido. Esse fenômeno ocorre também nos adultos, embora de uma forma menos severa, toda vez q o indivíduo adulto é inserido em um novo grupo ou contexto social.
...