TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  29/4/2020  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO: DIREITO

DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA

PROFESSORA: PATRICIA OLIVEIRA

ALUNA: DANIELA VICTORIA SILVA FURTADO

SEMESTRE: 1°/ TARDE

TEMA: A IMPORTANTE RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A LÍNGUA, LINGUAGEM E SOCIEDADE.

Muitas pessoas ainda confundem a relação entre língua e linguagem, ambas tem conceitos distintos. Pelo dicionário Houaiss (2009, p. 464) “língua é um conjunto das palavras e regras que se unem, usadas por uma comunidade linguística como principal meio de expressão e comunicação, falado ou escrito”. Ou seja, é um conjunto organizado pelo ser humano. Já a linguagem “é o conjunto das palavras e dos métodos de combiná-las usado e compreendido por uma comunidade”. Ou seja, ela pode ser verbal ou não verbal, qualquer forma de expressão se considera linguagem, podendo ser pela musica, imagens, entre outros meios. Com isso, pode-se perceber que língua não é o mesmo que linguagem. Aqui  no Brasil nossa língua, ou melhor dizendo, nossa forma de falar muitas das vezes é incorreta, pois não levamos a serio as regras e normas da gramatica, na qual estudamos durante a vida em língua portuguesa, mas pelos hábitos diante a sociedade vira costume falar de tal maneira, nos deparamos muito com isso durante o dia a dia.

Ao falar na origem da linguagem, logo pensamos que é a capacidade do homem se comunicar de qualquer forma, já é extinto do homem falar, ele nasce com isso, portanto é uma prioridade essencial para ele, pois é através dela que se consegue expressar sentimentos, pensamentos, emoções, por fim, ela é um instrumento fundamental em nossas vidas. A língua se deu origem através da linguagem, por ela ser também uma linguagem, porém, se dá pela diferenciação, pelo fato da língua ser expressa através das palavras, utilizadas por certo grupo de indivíduos em uma comunidade. Como exemplo, uma pessoa que fala outro idioma, ou que fala libras, tem sua comunidade para se expressar, ou seja, seu mecanismo de comunicação, tendo essa língua com diferentes significados sendo compreendida pelo tal grupo.

A sociedade é um grupo de indivíduos que vivem se comunicando o tempo todo, podendo ser através da linguagem ou da língua. Estes se reúnem para interagir, dialogar, se expressar entre si, podendo ser realizada de qualquer forma, seja para informar algo, conversar pessoalmente ou virtualmente, que hoje em dia é mais visto, pois a tecnologia está tomando conta de todos nós, entre outros exemplos. Usam da maneira que podem, pois quando levamos ambas em sociedade se torna dificultoso, nem todos sabem a diferenciação, cada um já tem seus costumes, culturas, e assim sucessivamente, impor gramatica cada vez mais está ficando difícil. Por tanto, cada um de nós deveríamos nos impor diante essas diferenciações, e repassar a gramatica correta para os demais, esperando assim que haja uma reeducação entre os envolvidos falantes.

Referências:

HOUAISS, Antonio. VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa, elaborado no Instituto Antônio H. de Lexicografia de Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. 3ª ed. rev. E aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

ROSENSTOCK, Huessy, Eugen. A origem da Linguagem. Rio de Janeiro: Record, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com