TRIBUTARIO
Por: Claudenilze Fernandes • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.140 Palavras (9 Páginas) • 435 Visualizações
Lista de questões que compõem a “Atividade em Espaço Escolar Diversificado” (AEED) e o Trabalho Específico (TE) do segundo bimestre de 2015/1
Disciplina: Direito Tributário I (9º período de Direito)
1º aviso: como se trata de uma lista de questões que valerá como AEED, será pontuada apenas a participação. A tarefa valerá ao todo 10 (dez) pontos, observado o seguinte: o aluno deve responder todas as questões para ganhar a pontuação total.
2º aviso: cada aluno deverá preencher os campos em azul com os seus dados pessoais e com as respostas de cada pergunta. Após salvar o arquivo com as alterações, deverão postá-lo no portal, na forma de resposta, dentro do prazo estipulado.
Nome completo do aluno: Joyce Fernandes da Conceição Pinheiro
Curso: 9º período de Direito
- Conforme disciplina normativa da renúncia de receita pública decorrente da LRF, é correto afirmar:
- Em regra, a Administração Pública está autorizada a conceder ilimitadamente renúncias e, assim, provocar a redução das receitas públicas.
- A estimativa de impacto orçamentário-financeiro da perda da receita e o atendimento ao disposto pela Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO são requisitos desnecessários em duas situações em termos de renúncia de receita, quais sejam: as alterações de alíquotas dos impostos extrafiscais por ato do Poder Executivo e o cancelamento de débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrança.
- Quanto aos benefícios de natureza fiscal ou tributária, a renúncia de receita compreende a isenção em caráter geral, compensação, remição, transação, subsídio, crédito presumido, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.
- Para que uma renúncia de receita seja considerada autorizada e de acordo com os patamares de responsabilidade na gestão do dinheiro público, é necessário que o ato legal do qual decorra a renúncia, ainda que não atenda ao disposto na Lei de Diretrizes Orçamentários – LDO, esteja acompanhado de uma estimativa do impacto orçamentário-financeiro da perda da receita.
- O ordenador da renúncia não pode optar por medidas de compensação, pelo aumento de receita, proveniente do aumento ou instituição de tributos, objetivando garantir que não haverá perda de receita.
- Resposta: Letra B
- Nos termos da Lei Geral do Orçamento, a receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas:
- receitas correntes e receitas de capital.
- receitas tributárias e receitas patrimoniais.
- receitas tributárias e receitas empresariais.
- operações de crédito e amortização de empréstimos.
- operações de crédito e transferências de capital.
- Resposta:Letra A
- Com relação às receitas públicas, assinale a afirmativa correta:
- São ordinárias as receitas públicas que representam maior intensidade de ingresso de recursos.
- São ordinárias as receitas públicas que representam a exploração, pelo Estado, de patrimônio próprio.
- São extraordinárias as receitas que representam menor impacto de ingresso de recursos.
- Tem natureza derivada a receita proveniente das heranças vacantes, que beneficiem o Estado.
- São receitas derivadas as provenientes do patrimônio dos particulares, impostas coercitivamente.
- Resposta: Letra E
- A Lei 4.320/64 estabelece normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. A Lei de Orçamento compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei; bem como, todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles, se devam realizar.
Destarte, quanto à elaboração orçamentária, é correto afirmar:
- São princípios insculpidos na Lei do Orçamento e que devem ser obedecidos: unidade orçamentária, universalidade, generalidade e anualidade.
- São princípios insculpidos na Lei do Orçamento e que devem ser obedecidos: unidade orçamentária, universalidade, especificidade e anualidade
- Para fins de contabilidade pública, a receita classificar-se-á em três grandes grupos contábeis a saber: Receitas Correntes, Receitas de Capital e Receitas Financeiras e as despesas, da mesma forma, compreenderão três grandes grupos: Despesas Correntes, Despesas de Capital e Despesas de Custeio.
- Para fins de contabilidade pública, a receita classificar-se-á em dois grandes grupos contábeis a saber: Receitas Correntes e Receitas de Capital e as despesas, da mesma forma, compreenderão dois grandes grupos: Despesas Correntes e Despesas de Capital.
- Para fins de contabilidade pública, a receita classificar-se-á em três grandes grupos contábeis a saber: Receitas Correntes, Receitas de Capital e Receitas Privadas e as despesas, da mesma forma, compreenderão três grandes grupos: Despesas Correntes, Despesas de Capital e Despesas Privadas.
- Resposta: Letra D
- Sobre os percentuais de gastos com pessoal da LRF, e correto afirmar:
- Nos Estados onde houver Tribunal de Contas dos Municípios o percentual de 49% designado ao Poder Executivo para gasto com pessoal passara para 48,6% porque o Poder Legislativo, passara a poder gastar 3,4% de suas receitas correntes liquidas.
- A União Federal não poderá exceder, com despesas total com pessoal, mais de 60% da sua receita corrente liquida.
- Os Estados não poderão exceder, com despesas total com pessoal, mais de 50% das suas receitas correntes liquidas.
- Os Municípios não poderão exceder, com despesas total com pessoal, mais de 50% das suas receitas correntes liquidas.
- Nos Estados em que houver Tribunal de Contas dos Municípios o percentual de 49% designado ao Poder Executivo para gastos com pessoal passara para 48% porque o Poder Legislativo passara a poder gastar 4%
- Resposta: Letra A
- Sobre a despesa obrigatória de caráter continuado prevista no art. 17 e parágrafos da LRF, é correto afirmar:
- Consideram-se despesas obrigatórias de caráter continuado as despesas correntes e de capital derivadas de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
- Os atos que criarem ou aumentarem despesa obrigatória de caráter continuado deverão ser instruídos com o demonstrativo da origem dos recursos, sendo irrelevante a estimativa do impacto-orçamentário financeiro.
- Os atos que criarem ou aumentarem despesa obrigatória de caráter continuado serão acompanhados de comprovação de que a despesa não afetara as metas de resultados fiscais, devendo seus efeitos financeiros, nos períodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa.
- Não se considera aumento de despesa a prorrogação daquela criada por prazo determinado.
- Incluem-se na obrigatoriedade da estimativa do impacto orçamentário-financeiro e da demonstração da origem dos recursos de custeio as despesas destinadas ao serviço da dívida e o reajuste de remuneração de pessoal.
- Resposta: Letra C
- De acordo com o que estabelece a Lei 4.320/64 a respeito da despesa orçamentária, considere as assertivas:
I. É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.
II. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
III. Por motivos de conveniência e oportunidade, ainda que sem previsão na legislação específica, os agentes da administração, responsáveis por bens e valores públicos, poderão deixar de emitir a nota de empenho.
...