Teoria Critica do direito de Luiz F Coelho
Por: camylaalves • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
[pic 1]
Naadja Camyla Alves
Resenha > Teoria Crítica do Direito de Luiz F. Coelho
Novembro 2015
Ji-Paraná - RO
Como proposta epistêmica de um conhecimento jurídico, voltado para a transformação da sociedade[pic 2], procura dar consistência à ruptura em seu próprio pensamento, consubstanciada no abandono dos paradigmas tradicionais da ciência e da filosofia do direito, e a busca incessante de novas formas e espaços de pesquisa, aptos a restaurarem no direito aquela dignidade que o autor julga perdida pelo senso comum teórico dos juristas. Isso porque, se é verdade que o discurso legitimador da ordem social passou a contar com novo fator de persuasão — a hipostasiação da ordem jurídica e de seus elementos estruturais pela auto elevação ao status de ordem conceitual — a partir da afirmação do direito como sistema científico, é também verdade que isso contribuiu para que o direito mais e mais se afirmasse como instrumento do poder, e a teoria do direito como retórica da legitimação.
Procura superar o anacronismo que caracteriza o direito, quando comparado às outras ciências do social. Os temas propostos e discutidos situam-se assim na Ontologia do Social como fundamento da Ontologia do direito, e problemas dimanados desse enfoque, voltados para a temática do Estado e do Poder, e também da justiça, do Direito Natural e da Moral. Particularmente oportuna é a publicação do ensaio intitulado “Uma Crítica do Direito do Trabalho”, tentativa de examinar o direito do trabalho a partir da teoria crítica do direito.
COELHO nos assombra pela prolixidade de sua produção e nos surpreende constantemente pelos pontos de vista, ousados e conflitivos, que surgem como uma constante em seu trabalho.
...