TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral do Estado

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 10

PUC/MG – Faculdade Mineira de Direito Data: 08.11.2017 
Disciplina: Teoria Geral do Direito – 2º período/noite 
Professora: Taisa Maria Macena de Lima 

ALUNO(A): Isabella Rodrigues de Almeida

QUESTIONÁRIO 

1) Explique as teorias relacionadas abaixo sobre a natureza da pessoa jurídica e aponte as principais críticas dirigidas a cada uma delas. 
a) Teoria da ficção
b) Teoria da realidade técnica
c) Teoria da instituição
d) Teoria normativista

Teoria da ficção: 

  • Teoria da ficção legal: Foi formulada por Savigny. Está teoria expõe o pensamento que apenas a pessoa natural é capaz de obter direitos subjetivos e possuir relações jurídicas. Põem a pessoa jurídica como sendo uma criação artificial do Estado por intermédio da lei. E apenas servirá como forma de explicação de certos direitos a uma coletividade de pessoas físicas.
  • Teoria da ficção doutrinária: Foi formulada por Vareilles – Sommiers. Está teoria expõe a ideia de que a pessoa jurídica é uma realização artificial da doutrina. Ou seja, não possui a existência real e sim o valor intelectual.

As teorias de ficção não são aceitas no âmbito jurídico por não possuírem explicação para a existência do Estado como ente jurídico. E se considerar o Estado como uma ficção legal ou doutrinária, o direito obtido por ele também será uma ficção jurídica. 

Teoria da realidade técnica: Reconhece que a pessoa jurídica é real, mas dentro da realidade técnica. Ou seja, é uma realidade distinta da realidade das pessoas naturais. Está teoria põem a pessoa jurídica como produto da técnica jurídica. Afirma que a personificação dos grupos sociais é de ordem técnica, pois é o meio pelo qual o direito encontra para atribuir a existência de grupos capazes.

Teoria da instituição: A personalidade jurídica é um atributo do Estado. Assim sendo, o direito concede a personalidade a grupos específicos de pessoas que buscam um interesse comum.

A crítica a essa teoria é que não esclarece sobre as sociedades que se organizam tendo como fim a prestação de um serviço e nem responde a questão em relação ao poder auto normativo de determinados grupos.

Teoria normativista: Está teoria afirma que a pessoa jurídica é uma construção do direito. Tem o caráter instituidor, e fora da disciplina legal não é possível reconhecer sua existência. Usam como argumento “intangibilidade da pessoa jurídica à realidade dos seres humanos”.


2) Aponte e explique os pressupostos para a existência da pessoa jurídica. 

Primeiro: Vontade humana. É a vontade de duas ou mais pessoas que possuem interesses em comum.

Segundo: Elaboração do ato constitutivo. É o meio pelo qual a pessoa jurídica adquire personalidade jurídica, desde que arquivado no registro peculiar.

Terceiro: Objetivo da sociedade deve ser lícito e possível. Isto é, sob pena de não ser reconhecida a existência legal da pessoa jurídica possuidora de objeto inidôneo, que está em desacordo com a legislação vigente.

“ A existência da pessoa jurídica somente se dará com o registro do ato constitutivo no Registro Público de Empresas Mercantis, a cargo das Juntas Comerciais, no caso de sociedades empresárias; e no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídicas, no caso de fundações, associações e sociedades simples. Importante frisar que as sociedades de advogados terão seus atos constitutivos registrados na seção da Ordem dos Advogados do Brasil do estado em que estão sediadas. Desta feita, o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 45, dispõe:”  (fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/)

3) Explique a situação dos entes não personalizados no direito nacional. 

São entes não personalizados do direito nacional os órgãos públicos e patrimônios especiais. Porém ocorre uma grande dúvida ao considerar se o nascituro se enquadra no conceito de ente despersonalizado. O representante do nascituro é a mãe, o pai ou ambos. Na falta do pai, apenas a mãe. Se a mãe não tiver capacidade para cuidar dos direitos do nascituro, será necessário que escolhem um curador. O curador do nascituro cuidará de seus direitos e obrigações a ele estabelecido. Se a mãe já possuir um curado, este por extensão será o do filho.

Já o Orgão Público, são entes despersonalizados que podem atuar em situações previstas pela jurisprudência, lei ou doutrina. O mais comum é a hipótese da obtenção de mandado de segurança para defender atribuições e direitos atribuídos por lei. O artigo 82, III do Código de Defesa do Consumidor supõem que os órgãos públicos podem propor ação civil pública para defesa dos direitos dos consumidores. E a pessoa jurídica, somente com registro se iniciará a personalidade.

4) Considerando as pessoas jurídicas de direito privado, estabeleça a diferença entre associação, sociedade e fundação, partidos políticos, organizações religiosas e EIRELI. 

Associação e sociedade: Finalidade lucrativa.

Associação, sociedade e fundação: A sociedade e associação são uniões de indivíduos. Já fundação resulta da presunção de um patrimônio através de um testamento ou escritura pública.

Partidos políticos e organizações religiosas: Partidos políticos possui finalidade de conquistar poder para obtenção de um programa.  Já organizações religiosas possui o intuito de se unir com o propósito de realizar cultos a forças sobrenaturais, por meio de doutrinas e rituais.

EIRELI: É quando uma única pessoa natural, sem precisar formar sociedade, constitui uma pessoa jurídica com responsabilidade limitada ao capital completo.

5) A partir dos conceitos abaixo relacionados, faça o confronto entre pessoa natural e pessoa jurídica: 
a) Capacidade
b) Representação
c) Responsabilidade civil
d) Imputabilidade criminal
 

Capacidade:

“A capacidade da pessoa jurídica decorre logicamente da personalidade que a ordem jurídica lhe reconhece por ocasião de seu registro” (Maria Helena Diniz, 2003, 237).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com