Teoria de Hobbes / Locke / Montesquieu
Por: Patrick Scalco • 22/11/2019 • Trabalho acadêmico • 790 Palavras (4 Páginas) • 323 Visualizações
Conceitos Básicos sobre Formação de Estado:
Estado de Natureza: Nos tempos antigos, o Homem era visto como “imutável se utilizar a razão” (O Homem é o mesmo em 400dc e 1640, o que explica a idolatria ao império romano por alguns autores da época). Portanto, o Estado de Natureza não está atrelado com um período de selva, mas sim, ao Estado de Seres Sem Organização, Independente do Tempo.
Formação Originária do Estado: O Estado nasce como Ente Novo, Original, sem Derivações. Seja Por Contrato Social, Seja por Imposição do Mais Forte para o Mais Fraco, seja para auxiliar a Economia.
Formação Derivada do Estado: O Estado é Derivado de outras Formações, Seja por União (Territórios autônomos que se Unem , como no EUA) , Seja por Desmembramento (Independência, como ocorreu com o Brasil)
Foco nos Contratualistas:
Contrato Social: É uma teoria que formação do estado, em que diz que o Estado foi formado por um pacto, um acordo entre a sociedade para um bem comum. Hobbes/Locke/Rousseau defendem essa ideia, se afastando somente ou na forma como esse pacto seria feito, ou qual é o “bem comum” a ser visualizado pelo contrato.
Teoria de Hobbes
Contexto: Hobbes desenvolve seu livro “Leviatã” em meio à Guerra Civil Inglesa (1642), ou seja , um ambiente que “clama por unificação, por um soberano”.
Objetivo: Unificar o povo diante de um ente externo, o Estado. Concentração Altíssima de Poder.
Conceitos Necessários:
Todo Ser Humano é portador de Força Igual, simplesmente por ser um Ser Humano.
(Note: O Ser Igual em relação à força leva à definição de Contrato. Um acordo assinado por partes em equivalência)
A Vida é um Bem Fundamental, Acima de Tudo.
Natureza Negativa do Homem / O Estado de Natureza para Hobbes:
O Ser Humano é Igual ao seu Semelhante, pode se defender, atacar, matar, amar: todos somos Imprevisíveis. Por isso, Todo Humano, seja por Ameaça Real ou até por Suspeita Falsa, parte para o conflito simplesmente por ter uma mínima chance de ameaça a sua vida.
Além disso, o Ser Humano também é pautado por Vaidade, Busca de Honra , Inveja e etc, características conflitivas: O Estado de Natureza é um ambiente de Constante Medo.
Contrato pela Lei da Razão: Pela Constante Reprodução de Ameaças e do Medo no Estado de Natureza , o Contrato Social surge como uma Solução Racional para atingir a paz: Doamos parte de nossa Liberdade para um Soberano, em nome da Garantia de Vida
Limite de Ação do Soberano: O Contrato Social para Formação do Estado é feito para garantia da Vida , portanto, o Direito de Resistir ao Soberano é NULO , a menos que ele ameace a vida de seu povo , ou a sua.
Teoria de Locke:
Contexto: Locke dissemina sua teoria pelos anos 1690 , época de intensa frustração com o poder concentrado e absoluto, que trará a Revolução Gloriosa da Inglaterra. (evento que trouxe autonomia maior para o parlamento inglês em relação ao rei por via da Bill of Rights)
Conceito: O Direito Fundamental do Ser é a Propriedade, seja dos Bens, Seja de Si, Seja da Vida. Propriedade como o “Direito de Poder Ter”.
Estado de Natureza para Locke: Tensão e Insegurança pela ausência de um Órgão Regulador da Propriedade, portanto, o Estado nasce de um contrato social para viabilizar o “Direito de Poder Ter”.
Resistência ao Estado: Legítima caso o Direito à propriedade seja violado
Necessidade de Escrita das Regras do Contrato:
As Leis do Estado precisam ser plenamente difundidas e estarem escritas, para que todos conheçam e saibam se adequar a tal.
...