Trabalho Importância do Servidor Público para a Administração Pública Brasileira
Por: gwalker • 25/4/2021 • Artigo • 750 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Importância do Servidor Público para a Administração Pública Brasileira
O servidor público, qualquer que seja sua formação ou função desempenhada, é um importante agente na construção social. Ao contrário das pessoas que desempenham cargos políticos, cargos de confiança ou que são servidores temporários, o servidor público permanece desempenhando sua função, anos e anos a fundo, tornando-se profundo conhecedor da gerência de prestação de serviços ao cidadão.
São pessoas que escolheram a missão de bem desempenhar o seu mister e que se dedicam ao atendimento público nas mais diversas áreas. Nas escolas, ministram o saber e semeiam a faculdade do conhecimento. Nos hospitais, salvam vidas e mantêm acesa a chama da luta pela vida. Nas repartições administrativas, cumprem o papel que legaliza, organiza, gerencia e executa os serviços. No setor de segurança, lutam pela preservação da integridade física do cidadão e, nos tribunais de justiça, devolvem aos que os procuram o direito que lhes foi privado. Em todas as instituições públicas há sempre a sua relevante participação, confirmando a importância de seu trabalho para a sociedade.
A prestação do serviço público é a das mais importantes atividades de uma comunidade, sociedade ou de uma nação. O cidadão quer um serviço público prestado pelo estado que funcione e, para isso, necessita de servidores dedicados e prontos para fazer o melhor para atender às suas necessidades. Nenhum país, estado ou cidade poderia funcionar sem seu efetivo de servidores, responsáveis pelos diversos serviços prestados aos seus cidadãos.
Portanto, é muito importante promover aqueles que participam desse seleto grupo. Nesse caso, o serviço humanitário e comprometido deve ser a meta e o objetivo dos servidores.
Sujeito ao disposto nos regulamentos, os servidores públicos são todas as empresas e entidades públicas cumpridoras da lei estão incluídos nas seguintes atividades: União, Estados, Distrito Federal, Municípios, autarquias, fundações, empresas e sociedades de economia mista.
Obviamente, o papel do servidor público não é apenas o de ser estável. É muito mais do que isso, pois a sua atuação está necessariamente voltada para os anseios da sociedade. A responsabilidade do servidor público é muito grande, tornando-se um privilégio, por tratar-se de um agente de transformação do Estado.
O servidor público deve estar sempre a serviço do público e, a partir desta lógica, segue alguns princípios fundamentais à sua atuação:
- Agente de transformação a serviço da cidadania, o que torna uma diferença marcante dos demais trabalhadores;
- Compromisso intransigente com a ética e com os princípios constitucionais;
- Atualização permanente e desenvolvimento de novas competências;
- Capacidade de lidar com a diferença e a diversidade;
- Habilidade política para atuar em diferentes contextos e sob diversos comandos;
- Lidar com o que é de todos.
Cabe destacar alguns dos principais deveres estabelecidos aos Servidores Públicos, com base na lei nº 6.677/97, artigo 175:
- Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;
- Ser leal às instituições a que servir;
- Observar as normas legais e regulamentares;
- Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;
- Atender com presteza:
a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;
b) aos requerimentos de certidão para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;
...