Trafico de orgaos
Por: Luisa Mattos • 2/3/2017 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 530 Visualizações
O Tráfico de órgãos é um crime do século XXI. No Brasil, parece que o olhar fechado das autoridades gera uma letargia no desenvolvimento de investigações. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de todos os transplantes realizados no mundo, 5% estão relacionados diretamente com o tráfico de órgãos.” (RIBEIRO, 2014).
O tráfico humano para a retirada de órgãos é considerado um comércio realizado por grupos organizados. Eles aliciam ou mediam “vendedores” e “compradores” de órgãos.
Esse crime consiste no recrutamento, transporte, transferência, refúgio ou recepção de pessoas vivas ou mortas ou dos respectivos órgãos por intermédio de ameaça ou utilização da força ou outra forma de coação, rapto, fraude, engano, abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade, ou da oferta ou recepção por terceiros de pagamentos ou benefícios no sentido de conseguir a transferência de controle sobre o potencial doador, para fins de exploração através da remoção de órgãos para transplante. (ALVES, 2014)
Nesta pesquisa, será abordado especificamente a forma que os direitos humanos são violados diante do tráfico de órgãos no Brasil, sendo as principais vitimas jovens e mulheres. A partir da realização deste projeto, com o seguinte tema: “tráfico de órgãos de jovens no Brasil.”
2 PROBLEMA
Como ocorre a violação dos direitos de jovens pelo tráfico de órgãos no Brasil?
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Descrever como ocorre a violação dos direitos dos jovens vítimas do tráfico de órgãos.
3.2 Objetivos Específicos
a) Contextualizar o tráfico de órgãos de jovens no Brasil;
b) Explicar quais sãos os direitos dos jovens que são violados pelo tráfico de órgãos;
c) Destacar a importância dos direitos humanos para a proteção a vida.
4 JUSTIFICATIVA
A pesquisa aborda o tráfico de órgãos de jovens no Brasil. A escolha desse tema se deve a um grande interesse do grupo pelo assunto, pois é um crime que hoje está em grande expansão no Brasil, e falta conhecimento da sociedade sobre o respectivo assunto.
Há também um acréscimo para o conhecimento acadêmico e científico na realização do projeto, visto que os resultados produzidos podem auxiliar em futuras pesquisas que envolvam temas ligados direta ou indiretamente ao assunto aqui proposto. Dá-se ainda ênfase ao Direito, pois todos os seres humanos têm o direito à vida, à liberdade e à propriedade, como formas de sobrevivência.
Desta forma, a elaboração deste trabalho possui também grande relevância social. Ao tratar de um tema que tange a defesa da cidadania e da ética. E, sobretudo para demonstrar que, para o tráfico não ocorrer, é necessário reconhecimento dos direitos humanos, fundamentais e inalienáveis para o ser humano.
.
...