Transporte e descarte dos resíduos provenientes da fabricação de papel e celulose
Por: vitoriadoismileq • 8/10/2018 • Monografia • 262 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Transporte e descarte dos resíduos provenientes da fabricação de papel e celulose.
Atualmente o Brasil é o 7° maior produtor mundial de celulose e o 11° maior produtor mundial de papel, além de ser um dos 15 maiores mercados mundiais consumidores desses produtos. Com um total de 235 empresas de papel e celulose operando 268 unidades industriais localizadas em 17 estados brasileiros.
Nos processos industriais que envolvem a madeira, usualmente, gera-se resíduos com alto percentual de matéria orgânica. Definem-se como resíduo das indústrias de base florestal, as sobras que ocorrem no processamento mecânico, físico ou químico, e que não são incorporadas ao produto final. As fábricas de papel e celulose deparam-se com problemas de ordem ambiental, devido à grande quantidade de resíduos gerados, aproximadamente 48 toneladas de resíduos para cada 100 toneladas de celulose produzida. Apenas uma empresa gera aproximadamente 7400 toneladas de Dregs que é a nossa principal matéria prima, por ano.
Esses resíduos quase não tem nenhuma utilização especifica e nem um reaproveitamento. Em algumas empresas uma pequena parte desses subprodutos é reaproveitada para a correção das propriedades do solo das próprias fazendas, porem ainda não há um estudo mais aprofundado sobre as misturas e quantidade a serem usados, por esse motivo eles ainda são pouco usados para essa destinação. Porem a maior parte desses produtos ainda é coletada, condicionado e transportado por meio de caçambas (áreas impermeabilizadas), descartam-se aproximadamente três caçambas de Dregs por dia que gera um gasto aproximado de R$195.000 reais por ano. As caçambas são levadas até um aterro industrial onde o resíduo é descartado a granel.
...