Transtorno do Espectro Autista: Uma perspectiva jurídico social em conformidade com BPC/LOAS na primeira infância
Por: jasac2022 • 9/10/2023 • Projeto de pesquisa • 2.169 Palavras (9 Páginas) • 99 Visualizações
[pic 1] [pic 2][pic 3]
FACULDADE 05 DE JULHO
CURSO DE BACHERELADO EM DIREITO
FRANCISCO HELDER DE SOUZA
PROJETO DE PESQUISA DE MONOGRAFIA
UMA ABORDAGEM POLÍTICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
SOBRAL/CE
2023
FRANCISCO HELDER SOUZA
UMA ABORDAGEM POLÍTICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
Projeto de Pesquisa do Curso de Bacharelado em Direito Da FACULDADE 05 DE JULHO, como requisito parcial para a elaboração da Monografia de conclusão do Curso de Bacharelado em Direito
Orientador de conteúdo: Dr. Marco Cesar
SOBRAL - CE
2023
FRANCISCO HELDER SOUZA
[pic 4]
UMA ABORDAGEM POLÍTICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
Projeto apresentado ao Curso de Direito da FACULDADE 05 DE JULHO – F5 DE JULHO, como requisito parcial para a elaboração da monografia de Conclusão do Curso de Bacharelado em Direito.
Aprovado em: _____/_____/2023.
BANCA EXAMINADORA
_________________________________________________________
Profª. Dr. Marco Cesar
FACULDADE 05 DE JULHO – F5 DE JULHO - Orientador
_________________________________________________________
Prof.ª
FACULDADE 05 DE JULHO – F5 DE JULHO 1º examinador
_________________________________________________________
Prof.
FACULDADE 05 DE JULHO – F5 DE JULHO – 2º examinador
[pic 5][pic 6]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.2 JUSTIFICATIVA 5
1.3 OBJETIVOS 6
1.3.1 Objetivo Geral 6
1.3.2 Objetivos Específicos 6
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 11
4 CRONOGRAMA 14
5. PROPOSTA DE SUMÁRIO................................................................................................14
REFERÊNCIAS 15
1 - TEMA:
Uma abordagem política a partir do pensamento de Hannah Arendt.
2 - OBJETIVO:
O presente projeto destaca a importância da ação política e da participação ativa na vida pública, nesse cenário, trata-se de alguns conceitos-chave relacionados à política, com base no pensamento de Hannah Arendt, que contribui como base para as políticas contemporâneas.
3 - PROBLEMATIZAÇÃO:
A filósofa política Hannah Arendt tinha uma abordagem única e influente à política. Ela destacava a importância da ação política e da participação ativa na vida pública. Conhecida por sua ênfase na ação política, na participação pública e na importância do espaço público na política, destacava a noção de “pluralidade” como fundamental para a política, afirmando que a diversidade de perspectivas e ações humanas enriquece a esfera política. Além do mais, se concentra no conceito de “banalidade do mal” ao analisar as atrocidades do século XX, argumentando que o mal muitas vezes surge da conformidade banal e da falta de julgamento moral.
Suas bases filosóficas enfatizam a filosofia política da Grécia Antiga, especialmente os escritos de Platão e Aristóteles, trata do existencialismo em Martin Heidegger e das experiências do século XX, incluindo o Holocausto, que teve um impacto profundo em sua filosofia. Arendt também se envolveu com a filosofia política moderna, incluindo pensadores como Thomas Hobbes, John Locke e Immanuel Kant.
Segundo Arendt, a política é definida pela ação. Assim, a política é o ato de os indivíduos se reunirem no espaço público para discutir questões de interesse comum, tomarem decisões e agirem coletivamente para moldar o curso dos eventos, é a maneira pela qual as pessoas exercem sua liberdade e expressam sua singularidade.
Enfatiza a importância do espaço público como o lugar onde a política ocorre e este espaço social serve de encontro, para debater, discordar e formar consensos. A participação no espaço público é vital para uma democracia saudável.
Sua filosofia valoriza a diversidade e a pluralidade nas ações humanas. Segundo seus conceitos, a política ganha vitalidade quando diferentes perspectivas, opiniões e identidades se encontram no espaço público. A pluralidade é vista como uma fonte de energia política e como a base para o julgamento político. Assim, nos mostra a importância do julgamento político na tomada de decisões públicas. O julgamento envolve a capacidade de discernir o que é certo e justo em situações políticas cada vez mais complexas. É uma responsabilidade moral e política que os indivíduos têm ao participar da ação política.
Em seus argumentos, afirma que a ação política cria e preserva o “mundo comum” que deve ser compartilhado por todos. Esse mundo comum é o espaço de aparência pública onde os seres humanos interagem e revelam sua identidade, opiniões e valores. Proteger esse mundo é fundamental para a estabilidade política. aqui vale frisar uma distinção entre a esfera privada (onde as questões individuais e familiares são tratadas) e a esfera pública (onde ocorre a política). Ela adverte contra a invasão da esfera pública pela esfera privada, argumentando que isso pode enfraquecer a política.
...