Ética 1 professor fernando modeli
Por: Joao Emanuel • 26/3/2017 • Projeto de pesquisa • 2.023 Palavras (9 Páginas) • 309 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UNICEUB
CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO
ELLEN STEFANNE DOS SANTOS PORTELA;
RA: 21550469.
DANIELE DA SILVA BARBOSA;
RA: 21554549.
ELIZABETH SEVERO NEIVA GOMES;
RA: 21485223.
ÉTICA, CIDADANIA E REALIDADE BRASILEIRA I- TURMA B
BRASILIA, DF.
9 DE OUTUBRO DE 2016.
A EVOLUÇÃO DA TEORIA ÉTICA SEGUNDO SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES.
A ética teve inicio na Grécia quando alguns filósofos como: Sócrates, Platão, Aristóteles, entre outros, começaram a ter pensamentos voltados para entender melhor o fundamento da conduta humana, na época em que os pensamentos de muitos filósofos eram que: os princípios morais resultam de condutas sociais. Sócrates acreditava que a conduta do homem vinha de sua própria natureza humana, usava principalmente o dialogo e foi assim que começaram a pregar para as pessoas seus pensamentos, esses que tinham a virtude humana como base a busca do conhecimento para alcançar felicidade, Sócrates foi condenado à morte após ser acusado de corromper os jovens, foi morto por envenenamento. Sócrates não deixou seus pensamentos escritos, tudo que se sabe sobre ele é escrito por Platão.
Platão, discípulo direto de Sócrates, usou como base os pensamentos desse e desenvolveu e aprimorou seus pensamentos. A ética de Platão tinha como base levar as pessoas a praticar o bem, para ele esse bem não vem de coisas materiais ou algo parecido, mas sim de algo que acrescente a sua alma; Para ele era preciso manter o equilíbrio entre o prazer e a inteligência e assim conseguir o bom resultado. Platão afirma que a sabedoria ética não vem da natureza, mas, de um longo e árduo processo educativo, as pessoas não nascem com o saber da ética logo o estado deve proporcionar esse saber através da educação. A ética tem como o objetivo a liberdade e é por isso que o individuo não é obrigado a seguir a esses princípios categóricos, mas, esse, deve conhecer a maneira correta de agir.
Aristóteles começou com o eudemonismo, esse é uma doutrina moral onde as ações humanas baseiam-se na busca da felicidade através da prática da virtude. Essa felicidade se da quando uma determinada atividade da alma tem ligação com a virtude. Segundo Aristóteles para obter virtude intelectual é preciso o ensinamento, logo demanda tempo para conseguir alcança-lo, sendo assim o habito leva a virtude moral, virtude que define a conduta como boa e ruim. Para Aristóteles a virtude é adquirida através do treinamento, e é através desse arbitrou que as pessoas praticam o bem e se tornam virtuosos, logo sem essa pratica é impossível adquiri-las, pois como Aristóteles diz: "Toda a virtude é gerada e destruída pelas mesmas causas e pelos mesmos meios.” ARISTÓTELES, Ética a Nicomaco, II, 1103b 5-7.
Esses três filósofos foi de suma importância para o surgimento e desenvolvimento da ética humana desde os tempos antigos a.C. até os dias atuais, através desses filósofos é possível passar até hoje a historia da ética e assim passar adiante para que a sociedade aprenda como usá-las.
AS CARACTERISTICAS DA ÉTICA NO CHAMADO “MUNDO MODERNO”
A ética moderna surgiu a partir do século XVI no mesmo período que o feudalismo foi substituído pelo capitalismo, o marco desta época foi o rompimento entre a razão e a fé, ciência e religião, estado e igreja, o homem e Deus, onde surgiu o pensamento que Deus não era mais o centro do universo e sim o homem, concluindo que tudo que existe foi desenvolvido para a satisfação humana(ZYGMUNT, 1997) . Com esse período que saímos da caverna destacam-se com as características da ética no mundo antigo e a ética no mundo moderno, nos tempos antigos a religião e Deus era o centro de todas as coisas, decidia tanto na vida quanto na morte, não existia distinção entre os deveres religiosos, morais e jurídicos, já no mundo moderno esse conceito foi totalmente mudado, e isso trouxe uma desconfiança dos antigos em relação as novidades .
No conceito de ética no mundo moderno há uma competitividade, seja nas relações sociais, nas organizações educacionais, e pessoas vivem em constantes disputas procurando pelo reconhecimento, prestígio, poder, com toda essa busca gananciosa esquece-se a ética e a moral e isso reflete de maneira negativa nas condutas do dia a dia. Atualmente a ética é baseada pelo individualismo que o capitalismo trouxe, dando liberdade para os governantes (CANTO-SPERBER, 2003). A noção de ética está ligada a vida privada. Com o conhecimento e o acesso a informações que temos nos dias de hoje os indivíduos dividem opiniões, não acreditam apenas no que ouvem falar e assim a vida vive baseada e controlada pelo que mídia mostra, e não procuram se tal informação é verdade ou não e isso acaba ampliando um processo de discussões nos quais acreditam que não é obrigatório ter um comportamento religioso para ser moral e ético.
Dentro desse conceito de moral e ética a definição do que é bom ou mau é necessário e de interesses humanos, a razão é colocada como elemento capaz de reprimir paixões, permitindo alcançar prazer e felicidade. E o amor intelectual a Deus é garantia da virtude, em seu pensamento Deus é o único motivo da existência de todas as coisas, ele afirma que os homens tendem naturalmente a pensar em si mesmos e que seus desejos são sempre conduzidos por paixões, sem levar em conta o futuro.
Sendo assim podemos definir que a ética moderna é formada por várias tendências que surgiram nesse campo e embora não seja fácil sistematizar todas as características éticas que se desenvolveram durante esse período, podemos acreditar que a ética moderna segue a tendência antropocêntrica e que atualmente existe a necessidade de uma crítica a todos os valores morais, devendo o homem antes de tudo discutir o valor dos valores e o ambiente em que se formaram e desenvolveram tais valores.
A INFLUÊNCIA DA EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE “ÉTICA” E “MORAL” NOS POSICIONAMENTOS QUANTO AOS DILEMAS SOCIAIS, COMO OS DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTES.
A ética é a reflexão sobre a ação humana geralmente é interpretada com costume essa reflexão abrange tanto a ação humana como indivíduo como também social, já a moral diz respeito às regras que são assumidas por uma pessoa inserida num contexto social (GOLDIM, 2003), as mudanças desses conceitos ao longo da história se dá desde o período dos pensadores gregos até a chegada da ética no “mundo moderno”, assim resultando em inúmeras mudanças na forma do homem se posicionar em relação aos dilemas sociais, tais como os direitos humanos e o meio ambiente.
...