Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: hgvieira • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 195 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera Jacareí
Nome | Kleber William de Souza |
RA | 2485735327 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Jacareí
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
INTRODUÇÃO
Em qualquer ação do homem a ética está presente, pois é através dela que buscamos tomar boas decisões. Ela está ligada com a razão, educação, maturidade e cultura e estas nos mostram como diferenciar o que é certo do errado, a buscar um bom comportamento através de normas e princípios a serem seguidos.
Numa corporação a ética está ligada entre os valores da empresa bem como os valores do profissional, pois espera-se que ambos sigam juntos pelo caminho onde os levem ao sucesso e, dessa forma, ter um ambiente muito mais agradável para trabalhar. A ética empresarial está ligada ao posicionamento da organização em relação ao mercado, outras empresas, consumidores e tudo mais no que possa ser saudável para o seu sucesso.
CASO PETROBRAS
A Petrobras foi fundada em 1953 e tem como base a exploração de petróleo bem como o refino e, a distribuição de seus derivados. Esta é uma empresa de capital aberto, onde o acionista majoritário é a União. Recentemente, com a descoberta de petróleo no campo do pré-sal em 2007, ela teve um considerável aumento em suas ações na bolsa de valores e consequentemente em seu valor de mercado, onde passou a ter destaque no cenário mundial como uma das maiores empresas do ramo de petróleo.
Em sua página na internet, a Petrobras divulga os seus valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por seus resultados e, também disponibiliza o código de ética, a guia de conduta e o manual de prevenção à corrupção.
Recentemente muitos escândalos de corrupção envolvendo o nome da empresa têm sido noticiados, inclusive de compra de uma refinaria nos Estados Unidos, que deu um déficit bilionário à estatal brasileira. Mas há ainda, segundo a revista Carta Capital (2014), o esquema de corrupção envolvendo empreiteiras em licitações, onde os partidos políticos recebiam uma comissão sobre os contratos firmados, pois os altos cargos ocupados na companhia eram de políticos de diferentes legendas, porém tudo isso veio a ser descoberto através de investigações que mostram pagamentos de propina e superfaturamento e, posteriormente, com surgimento de delações de executivos de empreiteiras prestadoras de serviços da Petrobras.
De acordo com a edição de 14/11/2014 da Folha de São Paulo, ficou evidente que houve lavagem de dinheiro e pagamento de propina, porém isso ficou claro somente com a colaboração de alguns executivos, ex-diretores e doleiros junto ao Ministério Público Federal. No caso dos ex-diretores e demais funcionários ligados à Petrobras, nota-se que houve total quebra de valores, normas e código de ética em relação à empresa, porém vale ressaltar que estas ações gananciosas partiram de seus funcionários e não da empresa como um todo.
Segundo Matos (2011), é impossível a vida em sociedade e a continuidade de um grupo sem um mínimo de estrutura ética. A partir disso, o quadro abaixo mostra algumas das características da empresa, no caso a Petrobras, e daqueles que destoam dos valores e princípios da mesma.
Crenças e valores da empresa | Crenças e valores do profissional que sejam destoantes das crenças e dos valores da empresa |
Bom relacionamento com clientes, parceiros, fornecedores e funcionários; Transparência; Desenvolvimento sustentável; Busca pela inovação; Busca por resultados positivos; Resultados. | Antiético; Corrupto; Enriquecimento ilícito; Desrespeito com a empresa; Assediador; Fraude em contratos; Desvio de dinheiro público; Má conduta; |
Com base na tabela acima, vemos que o profissional segue um rumo diferente daquele que é proposto quando alguém assume um cargo, pois trata-se de um indivíduo que se aproveita de sua função ou da sua empresa para conquistar algo ilícito e desfrutar daquilo que é subtraído sem pensar nas más consequências que trará à imagem da sua corporação e demais funcionários. Esse profissional, quando descoberto as suas irregularidades, passa a ser visto com maus olhos por aqueles que tomam conhecimento de seus atos, ou seja, passam a tratá-lo como um mau funcionário, que age para se autopromover.
...