Ética e Relações sociais entre o existente e o possível
Por: jackson3719227 • 4/6/2018 • Resenha • 568 Palavras (3 Páginas) • 565 Visualizações
Ética e relações sociais entre o existente e o possível
Jackson Huff[1]
O texto “Ética e relações sociais entre o existente e o possível”, de Pedrinho A. Guareschi, publicado na obra Relações Sociais e Ética, organizado por Maria da Graça Correa Jacques, Maria Lúcia Tiellet Nunes, Nara Maria Guazzelli Bernardes, Pedrinho A. Guareschi, pela editora (Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008),discute análise das urgências sociais que se manifestaram em nossa sociedade nos últimos tempos.
O autor classifica os seres humanos como sujeito de relações, algo que vai se modificando e se adaptando com o passar do tempo, afirma que a sociedade evolui eticamente nas relações sociais existentes entre nós seres humanos uns aos outros, pois nossa ética esta totalmente ligada a comunicação. Nosso modo de interagir com a sociedade no modo de expor nossas ideias e tirarmos nossas próprias conclusões fazem com que cada ser humano seja absolutamente único. Conforme o autor,
Somos como que o ancoradouro de milhões de experiências, naus dispersas num imenso universo que um dia aportaram em nosso pequeno porto. E na medida em que tomamos consciência do que fizeram de nós, nos libertamos, pois é a verdade que liberta. E na medida em que somos conscientes e livres, somos responsáveis (GUARESCHI,2008,p.6).
Para o autor o ser humano, ética e justiça formam um tripé inseparavel devido ao fato de estarem interligadas entre si. Pois quando falamos em ética na verdade estamos falando das relações dos seres humanos dentro da sociedade, partindo das teorias do grande filósofo Aristóteles que dizia “Um homem incapaz de integrar-se numa comunidade, ou que seja autossuficiente a ponto de não ter necessidade de fazê-lo, não é parte de uma cidade, por ser um animal selvagem ou um deus”.
Podemos dizer que ética e justiça são dois termos que estão relacionados, a razão disso é que a justiça é um “objeto de relações”, aliás não somos justos sozinhos, tudo está relacionado com nosso convívio dentro da sociedade,
Somos justos quando estabelecemos e quando passam a existir relações justas, igualitárias, entre dois seres. A ideia de que existe alguém que pode ser justo sozinho é uma fantasia do individualismo (GUARESCHI,2008,p.8
Nossa ética tem formação nos seres humanos desde os primeiros meses de vida, no momento em que os pais chamam a atenção de uma criança quando visualizam que ela está fazendo algo de errado, que não se deve agir do modo que ela está agindo. A criança mesmo sem saber qualquer significado do que seus pais estão falando, ela sabe diferenciar pela fisionomia expressa pelos pais em sua face quando o momento está “bom ou ruim para ela”, fazendo com que ela pense duas vezes antes de agir daquela forma errada de novo.
Segundo Guareshi (2008,p.9) “uma criança mais crescida torna-se consciente e interessada no que esperam dela e tenta comportar-se de maneira tal que possa ir ao encontro dessas expectativas”.
Como percebemos a ética está totalmente incluída em nosso dia a dia, nos relacionamos com a sociedade de modos diferentes e únicos, nossa moral e nossa ética se relacionam para tirar de cada ser um caráter diferente. Cabe aos seres humanos partirem de um princípio verdadeiro usando do justo para a construção de sua índole, pois só assim conseguiremos melhorar o país e o mundo em que vivemos.
...