A Controladoria na Estratégia da Nintendo
Seminário: A Controladoria na Estratégia da Nintendo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sumaia • 11/9/2014 • Seminário • 489 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
ETAPA 3
Aula-tema: A Controladoria na Estratégia
Esta atividade é importante para que você fixe os conceitos de valor da empresa e suas metodologias de calculo, e reforce o aprendizado sobre diferença entre lucro econômico e lucro contábil.
PASSO 2
Elabore junto com sua equipe um resumo, com base na empresa identificada, sobre a aplicação dos quatro processos do Balanced Scorecard na organização: Tradução da Visão, Comunicação e Comprometimento, Planejamento de Negócios e Feedback e Aprendizado.
- Tradução da Visão: é o processo de traduzir a missão da empresa de forma compreensível para os gestores divisionais. Ajudando-os a formar um consenso em torno da visão e estratégia da organização, sendo traduzidos de forma fácil em termos operacionais oferecendo orientação útil para as ações dos gestores.
A estratégia é a direção de uma empresa no longo prazo, que a leva a obter vantagem em um ambiente em mudança, com o objetivo de atender às expectativas dos stakeholders. Os stakeholders são as pessoas que dependem da organização para atingir as suas metas e ao mesmo tempo, a organização também desenvolve uma dependência por essas pessoas.
Os principais stakeholders da Nintendo são: Fornecedores como a ARM Holdings, que desenvolve microprocessadores embutidos no Nintendo DS; e os Acionistas que são os proprietários de ações da Nintendo.
Por meio da missão, a empresa pode comunicar qual o seu propósito dominante, ou seja, a sua razão de existência. A missão aborda, portanto, o que a empresa faz, para quem ela faz, e qual é o seu diferencial em relação aos concorrentes. Já a visão demonstra aonde a empresa quer chegar, que posição ela gostaria de conquistar, e em quanto tempo os resultados desejados devem ser atingidos. Geralmente, essas declarações ficam abertas para todos do meio interno e externo: não somente aos funcionários, portanto, mas aos stakeholders e concorrentes.
A missão da Nintendo é oferecer produtos inovadores e de qualidade, que tragam ao consumidor uma experiência nova em diversão para todos os tipos de público, sem levar em conta idade, gênero, ou experiência da pessoa como gamer e aproveitando o fato de ser a única fabricante de consoles com um poderoso time de desenvolvimento de softwares próprios.
- Comunicação e Comprometimento: permite aos gestores comunicar sua estratégia para cima e para baixo, na organização e ligar os objetivos empresariais aos departamentais e individuais.
Ao desafiar a competitiva indústria de jogos, que coerentemente exigem novos e inovadores produtos, a Nintendo vai se esforçar para expandir o seu negócio e aumentar a renda e o lucro, aproveitando o fato de ser a única fabricante de consoles com um poderoso time de desenvolvimento de softwares próprios.
A Nintendo adotou como principal estratégia o seu reposicionamento. Para isso, ela precisou criar produtos que se diferenciassem da concorrência e apresentassem um maior grau de identificação com o público a ser atingido.
- Planejamento de Negócios: este processo possibilita às empresas integrar seus planos comerciais e financeiros.
A Nintendo depende do serviço de distribuição para levar os seus produtos
...