A ECONOMIA BRASILEIRA
Por: Eliz1986 • 11/6/2019 • Dissertação • 417 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Nome: Elizângela Bezerra da Silva
Curso: Gestão Financeira
Disciplina: Economia
Matrícula: UC19120436
ECONOMIA BRASILEIRA
Muito se tem discutido, recentemente, acerca da situação econômica do Brasil. Uma das piores recessões da história, altas taxas de desemprego, desaquecimento da economia, taxa de juros elevada, inflação, greve dos caminhoneiros, além da corrupção que causou grande prejuízo aos cofres públicos. Entre tantas mazelas, o que esperar para os próximos anos? O atual cenário econômico do país vem apresentando, gradativamente, sinais de melhora.
Os economistas preveem um tímido crescimento do PIB nacional que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. O avanço é bem pequeno, porém a situação melhorou um pouco se considerarmos que há pouco tempo atrás houve uma retração no produto interno bruto do país. Em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que calcula a inflação, a estimativa é que se mantenha próximo da meta, com a taxa básica de juros em patamares baixos.Com a inflação sobre controle e a taxa de juros mais baixa, a economia brasileira deverá apresentar uma ligeira recuperação.
Além disso, convém lembrar que após as eleições presidenciais, com o modelo econômico mais liberal, o otimismo dos investidores estrangeiros se intensificaram, tornando possível captar mais recursos para o nosso país. Por conta disso, a bolsa de valores brasileira têm tido sucessivas altas, quebrando recordes de movimentações, demonstrando que há uma expectativa positiva, principalmente por parte de empresários e investidores.
Contudo, a economia só deve apresentar grandes sinais de melhora após a aprovação e implementação das reformas tributária, fiscal e previdênciária. Os especialistas concordam que enxugar os gastos da máquina pública é de fundamental importância para um crescimento sustentável da economia como um todo. Como a expectativa é de crescimento econômico, o mercado de trabalho, apesar da grande quantidade de desempregados, também deverá ser impactado positivamente se as reformas forem aprovadas, principalmente da Previdência Social, representando um crescimento maior nos próximos anos.
Apesar dos aspectos observados, a recuperação da economia deve ser lenta e gradual. Com o início de uma nova política econômica todas as previsões indicam um crescimento, mesmo que pequeno, embora as expectativas sejam favoráveis, muitas questões ainda precisam ser resolvidas para que o país finalmente encontre o caminho da prosperidade.
...