Quais são as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?
Tese: Quais são as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wrqwrwq • 25/5/2014 • Tese • 442 Palavras (2 Páginas) • 532 Visualizações
. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos escasso?
Porque os fatores de produção são limitados e escassos, já as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e pela continua elevação do padrão de vida. Em função da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade. Dessa escassez surgem os problemas econômicos fundamentais. O que e quanto produzir? (Dada a escassez, nem todos os bens poderão ser produzidos e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir? (a sociedade deverá escolher certos fatores de produção - insumos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção); para quem produzir? (a sociedade terá de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção).
2. Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?
Sistema
Economia de mercado é a aquela regida pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Economia centralizada é aquela em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade publica dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos e matérias primas.
3. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
A curva de possibilidade de produção (CPP) mostra a capacidade máxima de produção de uma dada sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
4. Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato, se os custos de oportunidade fossem constantes?
Quando aumentamos a produção de determinado bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferência vai ficando cada vez mais difícil e onerosa e o grau de sacrifício vai aumentado. Isto é, os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção e não são completamente adaptáveis a outros usos. Esse fato justifica o formato côncavo da curva de possibilidade de produção. Exemplo: acréscimos iguais na produção dos alimentos implicam decréscimos cada vez maiores na produção de maquinas.
...