Quais são as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?
Tese: Quais são as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessikamoura12 • 30/3/2014 • Tese • 909 Palavras (4 Páginas) • 1.165 Visualizações
TRABALHO PARA A P1
1- Porque os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos escassos?
Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).
2- Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?
Chamamos Economia de Mercado a lago que, em diferentes interpretações teóricas, tem sido designado por capitalismo. Ou seja, é caracterizado pelo funcionamento de um sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, na livre concorrência, na liberdade de exercício de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da demanda ( procura).
Por uma Economia Centralizada ou de Direção Central, entende-se a denominação dada às economias comunistas, por oposição à descentralização que caracteriza as economias capitalistas ou de mercado. Distingue-se pela propriedade estatal dos meios de produção e pela planificação centralizada da economia nacional.
O Estado,por meio de órgãos especializados, administra a produção em geral, determinando seus meios, objetivos e prazos de concretização; organiza os processos e métodos de emprego dos fatores de produção; controla de forma rígida os custos e preços dos produtos; controla ainda os mecanismos da distribuição e dimensiona o consumo. Isto tudo através de um Planejamento muito rigoroso, com objetivos muito bem definidos que eram, periodicamente avaliados. Com a queda dos países de leste, praticamente desapareceram as economias de Direção Central, subsistindo hoje a China e a Coreia do Norte, se bem que a China funcionando com os dois sistemas, seja um caso mais particular.
A principal critica que se faz a uma economia centralizada é ao fato de coartar a iniciativa e a liberdade criadora do indivíduo, sujeitando este a uma massificação imposto pelas elites autoritárias do regime comunista.
3- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra como o produto potencial deuma economia (ou produto de pleno emprego) pode ser repartido nos diferentes produtos e, assim, o trade-off entre produções distintas, ou seja, dada produção atual, oquanto a sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, econseqüentemente consumir, mais do(s) outro(s) bem(ns).
4- Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato se os custos de oportunidade fossem constantes?
5- Explique o que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos em Economia.
Argumento possitivo: não envolvem juizo de valor, ereferem-se a proposições tipo se A, entao B é uma analise DO QUE È. Argumento Normativo: um juizo de valor sobre alguma medida economica se é uma coisa BOA ou MÁ e uma analise DO QUE DEVERIA SER
6- Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
R: Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes
...