A Economia Brasileira
Por: moniqueateister • 27/6/2017 • Trabalho acadêmico • 359 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Nome: Monique Teister Azevedo
EXERCICIOS 2º VARGAS (LEOPOLDI)
- Qual o significado do 2º governo Vargas?
O significado do 2° governo de Vargas é a tentativa de implantação de uma indústria pesada nacional a fim de garantir autonomia e independência econômica. Vargas promoveu uma serie de investimentos em infraestrutura e deixou base razoável para a indústria, possibilitando seu desenvolvimento no governo JK.
- O que foi o Plano Geral de Industrialização? Descreva e aponte o papel da indústria pesada e a automobilística
O projeto de industrialização acelerada foi um fator de progresso social e de autonomia nacional. É mais complexo, mais abrangente e mais integrado que o projeto do Estado Novo. É nacionalista e quer a autonomia da nação, sua independência econômica em relação à economia externa. Possui 5 eixos, sendo eles: indústria pesada, modernização capitalista da agricultura, melhoria na condição de vida das massas, equação de financiamento e articulação da economia brasileira com o capitalismo internacional.
- Quais as formas de financiamento adotadas ao longo do seu governo?
Financiamentos de bancos públicos internacionais como BIRD e EXIMBANK.
- Como se deu a criação do BNDE?
Se deu através do reaparelhamento econômico com intuito de agilizar o financiamento para indústria de bens de produção. Lafer aprova junto ao Congresso um fundo geral da economia, sendo este fundo o pressuposto do BNDE.
- O que foi a instrução SUMOC 70 e a quem privilegiava?
A instrução 70 da sumoc condicionava as importações e exportações conforme sua essencialidade. Para isso, foram criadas 5 tabelas diferentes de câmbios, onde se favorecia a importação de bens de K e produtos essenciais e desfavorecia a importação de bens supérfluos. Privilegiava os industriais.
- Aponte fracassos e sucessos do governo Vargas.
Sucessos: aparelhamento econômico se expandiu e ganhou melhor coordenação, avanço no setor de infraestrutura de energia e transporte, intensificação nos investimentos em siderurgia e petróleo, crescimento e intensificação da modernização da estrutura industrial através de ativas politicas de crédito e câmbio.
Fracassos: não foram realizadas reformas tributarias e administrativas, politicas agrarias, sociais urbanas de resultados irrelevantes, financiamento externo foi muito modesto e não foi obtido sem vinculações.
- Quais os limites do capital privado nacional em Vargas?
Apesar da abertura havia o pressuposto de sua subordinação ao setor publico.
...