A Economia de Mercado (Visão Simplificada de Seus Principais Elementos)
Por: pereirajess • 23/6/2016 • Resenha • 684 Palavras (3 Páginas) • 880 Visualizações
A Economia de Mercado (visão simplificada de seus principais elementos)
1.1 Complexidade do Sistema Econômico Capitalista
É tão grande a variedade de atividades humanas, de seus meios de produção bem como as instituições de relacionamento. Todas essas precisam ser classificadas e organizadas tendo sentido e funcionalidade.
Um exemplo é a necessidade de vestuário. Em sociedades antigas o homem fazia todos os processos necessários para ter a sua roupa. E nesse tipo de sociedade as atividades econômicas tinham uma coincidência temporal e espacial de consumo.
Mas as grandes transformações que antecederam o surgimento pleno do capitalismo encarregar-se-ão de desatar um processo de separação dos homens, de seus meios de produção. E durante os anos tudo foi se alterando no meio social e comercial. A roupa feita atualmente tem características bastante distintas daquela época pretérita.
1.2 A Produção
Com o decorrer do progresso e da civilização, as necessidades humanas passaram a ter caráter ilimitado. Sendo classificadas como necessidades individuais: corporais, espirituais e luxo; e necessidades coletivas: serviços de saúde educação e etc. E para satisfazê-las, o homem é obrigado a produzir uma série de coisas como algodão, sapatos, alimentos e outros, que são chamados de bens e transportes, serviços de saúde, educação, saneamento e outro são chamados serviços.
Na sociedade capitalista, o ato de produção pode ser entendido como a execução de atividades que tenham como finalidade o lucro e, indiretamente, a satisfação de necessidades, por meio da troca.
1.2.1 O Elemento Humano
O estudo da população envolve aspectos muito importantes para a análise de um sistema econômico. O estudo da densidade populacional é o mais importante e deve ser analisado com cuidado, pois reflete tão somente uma “média estatística”, encobrindo peculiaridades de um dado território. Uma segunda abordagem é a da distribuição espacial do estoque humano; outra análise importante é a que estuda as condições de saúde e de educação de um povo. E com a comparação desses aspectos é possível diferenciar países ricos e pobres.
Quanto à distribuição etária, os países subdesenvolvidos possuem uma população jovem(consumidores) as economias mais maduras apresentam maior população adulta (produtores).
E esse estoque humano pode ser alterado de maneira quantitativa por várias razões, incluindo nível de mortalidade, natalidade e migração.
1.2.2 Os Recursos Naturais
A natureza é a principal fonte de todos os bens. É dela que o homem obtém todos os bens naturais, como o solo e subsolo que fornecem alimento, matérias-primas e os minerais; os recursos hidrológicos que fornecem água e energia; e o clima que propicia a cultura de determinadas espécies. Porém a dotação e o emprego econômico de recursos naturais devem ser vistos em termos dinâmicos, e não estáticos.
E o próprio avanço do conhecimento científico pode alterar para mais ou para menos a adoção de certos recursos.
1.2.3 O Capital
Para um cidadão comum o seu capital é aquele valor depositado em sua conta, para uma empresa o conceito abarca seus edifícios, máquinas, instalações, estoque de bens e de valores. Contudo, para o conjunto da economia, capital tem sentido real, dos instrumentos auxiliares da produção e dos bens que ampliam a capacidade produtiva da nação.
1.3 O aparelho produtivo
O aparelho produtivo é o conjunto de todas as unidades produtivas do sistema e podem ser classificadas e agregadas em três setores:
...