TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Mercado

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Economia e Mercado

1 – Estratégias de Juscelino Kubitscheck em 1956 – JK.

  • Deu avanço na politica Econômica de Desenvolvimento, estava planejando para desenvolver, e criou um plano de metas com 2 estratégias.
  • Estabelecer base de uma economia industrial madura no país, já tínhamos dados os primeiros passos em 1930, agora precisávamos se impor ao Mundo, incentivando o produtor de bens de consumo durável (produzindo produtos de bens duráveis, carro, fogão, geladeira, navios, etc). Criou o polo industrial ABC.                                                                                
  • Estimulo de novos setores na economia, como fornecedores de componentes para bens de consumo durável (ex: autopeças para montadoras de carro, peças de componentes, parafusos, maçanetas, etc). Produzir bens duráveis e elementos de reposição.

2 – Metas de JK – 1956.

  • Investimentos Estatais em Infraestruturas nos setores de transportes (criou o Polo Industrial no Grande ABC – São Paulo), antes era necessário importar carros, JK trouxe as fábricas para o Brasil.
  • Energia elétrica (iniciou o processo das Hidroelétricas)
  • Construção e investimentos de rodovias e estradas para dar introdução do setor automobilístico no país.
  • Estímulo ao aumento da produção de bens intermediário: aço, carvão, zinco, cimento, etc.
  • Incentivos à introdução dos setores de bens de consumo duráveis e bens de capital. Incentivava quem queria abrir indústria, quem queria produzir. Bens que geram dinheiro ao país (ex: maquinas).
  • Construção estratégica de Brasília, para não ser atacada por outros países. (antes a capital era o RJ e era muito fácil ser atacada pelo mar). Inaugurada em 1961.
  • Para construção destes itens era necessário de MO, e quem ganhava iria consumindo e criava se riquezas.

4 – Definição de Mercado – Philipe Kotler

  • “Mercado é uma arena, onde ocorrem trocas em potencial para atender necessidades e desejos dos indivíduos através de um processo de troca.”

Mercado: 4 elementos que formam: Indivíduos, Produtos e Serviços, Valor, Processo de troca.

Arena: pq ocorre o massacre, competição, disputa.

Troca em potencial: tem valor para atender necessidades e desejos das pessoas, dos produtos e serviços, tanto produtor, quanto consumidor.

Processo de troca: eu fico com o produto e você fica com o dinheiro.

3 – Revolução de 1930.

A revolução de 1930, chamada de Revolução Industrial de 1930, deu-se devido à fraca estrutura econômica  Agro Exportadora, antes o Brasil era totalmente dependente da Agricultura (Pau-Brasil, cana de açúcar, mineração e café), sempre dependendo da Exportação destes itens, porém com a queda da bolsa de NY em 1929, a exportação parou e o Brasil ficou com seus bens agrários estocados e veio a falência, com isto os grandes fazendeiros deixaram suas residências e foram para o grande centro urbano para sobreviver, dando inicio à crises econômicas, sociais e politicas, ocasionando assim a Revolução de 1930. Houve então o fortalecimento do estado nacional, antes era oligarquia. Ascenção de novas classes sociais econômicas (comércios de padaria, açougue, costureiro, etc). E a industrialização foi considerada meta principal como projeto nacional de desenvolvimento.

5 – Estrutura Agrária:

A estrutura Agrária é composta por ciclos, sendo eles:

  • 1º Ciclo do Pau Brasil: escasso, acabou, os índios trocavam por presentes e depois os agentes exportavam. (Setor primário, usavam o pau brasil como corante)
  • 2º Ciclo da Cana de Açúcar: escasso, acabou, os escravos eram trazidos da África por troca de comida, agua e descanso, a cana de açúcar era exportada pelos agentes. (setor primário e setor secundário, usavam a cana, industrializavam a cana) açúcar da cana era ótimo, mas não foi bem administrado e o Brasil perdeu a exportação p/ América Central – Cuba, Porto Rico.
  • 3º Ciclo da Mineração: Pedras preciosas, ouro, exploravam o interior do país, setor primário, retirava o ouro; setor secundário: transformava o ouro em barra, moeda; e o setor terciário era escravo e trabalho. Ficou escasso, febre do ouro, acabou.
  • 4º Ciclo do Café: era o ouro negro do Brasil, setor primário colhia o café, que era exportado, o café sustentava a vida econômica do Brasil, era negociado no mercado internacional, com a queda da bolsa NY, ninguém exportava mais café, o café ficou estocado e perdeu o valor, a oligarquia faliu e houve muito desemprego.

6 – Estrutura Industrial:

Mudança de estrutura depois da falência Agrária:

Deu-se a nova Constituição, criou se a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional – chapa de aço), CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas – leis trabalhistas), Linhas Férreas para locomoção da produção para consumo e distribuição. Hidroelétrica para busca de energia.

Começa a se desenvolver em torno da estrutura industrial e atrai investidores.

7 – O que é setor econômico? É o que forma a economia do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com