A GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Por: jovane • 16/5/2015 • Projeto de pesquisa • 4.996 Palavras (20 Páginas) • 183 Visualizações
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
JOVANE GOMES
A GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
SÃO PAULO
2014
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
JOVANE GOMES
A GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
SÃO PAULO
2014
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO
2 ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO
2.1 Processos para a globalização
3 CONSEQUÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO
4 O AVANÇO DA GLOBALIZAÇÃO
5 PAÍSES GLOBALIZADORES
6 BRASIL: UM PAÍS GLOBALIZADOR?
7 CONCLUSÃO
8 BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Observamos por toda parte, seja na televisão ou em nossas conversas, em tudo estão falando em globalização. Nos noticiários sempre falando de índices de desemprego, pobreza, educação, salários e como está se comportando a economia do país ressaltando suas grandes empresas estatais, trazendo noticias de fenômenos sociais de outros países, acontecendo em tempo real.
Vemos também no aspecto econômico, a maioria dos produtos que consumimos é produzida em outros países, podemos encontrar produtos brasileiros sendo comercializados em vários outros países. É possível relatar empresas que produzem seus produtos instalando empresas filiais em outros países sem ser o seu de origem. A empresa finlandesa Nokia que produz telefones celulares em varias partes do globo, assim como a Intel de origem norte-americana que produz chips de computador, tem uma de suas empresas instaladas na Costa Rica.
Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global. As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.
Por ser um país integrado a economia mundial capitalista e com conexões culturais com diversos países do mundo, o Brasil está participando de atividade do mundo globalizado.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO
O complexo fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.
Ao final do século XX e no inicio do XXI, as empresas se fundiam uma com as outras para se tornarem mais forte no mercado e ganhar mais espaço, envolvendo empresas de várias partes do mundo. Com todas essas fusões alguns países chegaram a ter um faturamento maior que o PIB de um país.
A globalização cresce muito rápido em aspectos econômicos com a abertura comercial das economias nacionais e a expansão das multinacionais se instalando em pontos estratégicos para a produção e distribuição internacional.
Segundo Barbosa, A. F. (2008, p. 9), a globalização caracteriza-se, portanto, pela expansão dos fluxos de informação, atingindo todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais. Esta expansão ocorre muito rápido, envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassa fronteiras nacionais. Isso quer dizer que globalização não é apenas noticias, mas também os efeitos das produções multinacionais que influencia a dinâmica das economias e sociedade, através dos de novas tecnologias e produtos importados.
Processos para a globalização
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
Segundo Alcoforado, F (1997, p.75), o processo de globalização ou de integração econômica mundial que se registra na atualidade é o resultado da ocorrência de cinco grandes acontecimentos. O primeiro deles diz respeito ao fim da Guerra Fria resultante do desmantelamento do sistema socialista do Leste Europeu liderado pela ex-União Soviética, fato este que levou ao fim do mundo bipolar inaugurado após a Segunda Guerra Mundial. Esse acontecimento propiciou a ampliação do sistema capitalista mundial, com a incorporação dos países do ex-bloco socialista do Leste Europeu. Alguns países socialistas remanescentes como, por exemplo, China e Cuba, abriram também suas economias ao capital estrangeiro visando sua expansão.
O segundo grande acontecimento que contribuiu para a globalização foi a exaustão do modelo de crescimento industrial que prevaleceu no pós-guerra, baseando na produção de bens e consumo duráveis, com tecnologias altamente intensivas em capital, demandadoras de grande consumo de energia e poluidoras do meio ambiente. A exaustão do modelo capitalista de crescimento industrial é demonstrada pelo declínio das taxas de crescimentos, bem como da produtividade do capital e das margens dos lucros dos países industrializados membros da OCDE, ao longo das três ultimas décadas. Esta situação fez com que se tornasse uma exigência, de um lado, as mudanças dos paradigmas tecnológicos e de gestão empresarial visando a elevação dos níveis de produtividade do capital e das margens de lucro e, de outro, promover a integração das economias dos países desenvolvidos com as dos países em desenvolvimento visando a promoção do seu crescimento.
...