A LISTA FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA
Por: Robson Lopes • 16/3/2021 • Resenha • 882 Palavras (4 Páginas) • 347 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
DISCIPLINA: FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I – 5° PERÍODO
PROFESSOR: DR.LEOVIGILDO CAVALCANTI DE ALBQUERQUE NETO
ALUNO:_ROBSON LOPES SILVA____________________ DATA_11/03/2021.
1ª AVALIAÇÃO
1) Faça descrição e comparação dos processos de colonização de exploração e colonização de povoamento, no hemisfério norte e hemisfério sul. (1,5)
Colonização de povoamento diz respeito a uma colonolização mais voltada a familia. Por ser familiar, existia um campo produtivo menor. Foi o caso por exemplo dos Estados Unidos. Existia a colonização de povoamento principamente na região nortes do país, onde seria próximo às fronteiras com o Canadá. Já a colonização de exploração, era com grande campo produtivo e uso de plantations. Nos EUA, seria onde existia os estados produtores de algodão, mais para a parte sul do país.
2) Descreva no tocante ao ciclo da cana de açúcar:
a) fluxo de renda
O Fluxo de Renda se convertia quase que totalmente para as mãos dos empresários. A totalidade dos pagamentos aos fatores de produção mais os gastos com a reposição do equipamento e dos escravos importados expressava-se no valor das importações. O fluxo de renda se estabelecia, portanto, entre a unidade produtiva, considerada em conjunto, e o exterior. Grandes propriedades para produção.
b) nível de renda
A renda per-capita em uma forma de divisão, sendo a maior parte dividida entre os brancos.
c) inversão de capitais
O investimento que era feito era através da compra de materiais de trabalho e para aumentar a produção de cana-de-açúcar, aplicação de cerca de 1,8 milhão de libras.
d) rentabilidade:
Alta rentabilidade para os empresários, provavelmente superava os dois milhões de arrobas.
e) mobilidade social.
Os extratos sociais eram feitos a partir de carroças de bois.
3) Quais as principais causa da quebra do monopólio do açúcar português produzido no Brasil e quais as consequências para a economia portuguesa (brasileira). (1,5)
Após a morte do Rei Sebastião Primeiro, a Holanda estava sob o poder dos engenhos de açúcar no Brasil. No entanto, em 1640, Portugal quis novamente tomar o poder e, com a ajuda da Inglaterra (com o custo dos tratados), expulsaram holandeses e franceses do Brasil. Porém, com a saída do território Brasileiro, a Holanda levou consigos engenhos para a região do Caribe, o que provocou a quebra do monopólio Portugues e consequente descapitalização, o que acarretou no enfraquecimento econômico.
4) Descreva as consequências da união ibérica (1580-1640), para o Brasil em termos políticos, econômicos, sociais, abordando o papel dos holandeses no Nordeste brasileiro e sua forma de colonização (e posterior expulsão). (1,0)
Os portugueses eram como sócios dos holandeses na colônia Brasil. No entanto, com a morte do Rei Sebastião Primeiro, não havia um sucessor para o trono. Seu primo, Felipe Segundo, então, assume o poder, anexando Portugal à Espanha (o que foi chamado de Coroa Hibérica). Com isso, Portual ficou à mercê da holanda. Felipe Segundou manda construir a fortaleza dos Reis Magos para evitar invasões, o que não foi de um todo suficiente.
5) Descreva no tocante a da economia pecuária, no tocante:
a) fluxo de renda;
O fluxo de renda se derivava principalmente do desenvolvimento de uma determinada atividade em um local, através de atividades econômicas, tem-se o desenvolvimento de outras atividades: couro, carne salgada, por exemplo. Através dessas atividades, têm-se a formação do mercado interno consumidor, uma vez que há a circulação do dinheiro e produtos de forma centralizada.
b) nível de renda;
Os produtos até então não eram comercializados, portanto não havia um nível de renda consolidado.
c) inversão de capitais;
...