A LOGÍSTICA REVERSA
Por: marcio henrique Santos • 20/9/2021 • Relatório de pesquisa • 450 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
Senac em Minas
MARCIO HENRIQUE SANTOS
Trabalho de Logística
Questões da Logística Reversa Brasileira
Varginha /MG
2021
O QUE É CADEIA DE SUPRIMENTOS
A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes. Essa rede interligada de processos que engloba a operação de um negócio é fundamental para o crescimento empresarial. Nos últimos anos, é possível notar que os consumidores têm qualidade como um dos pilares na sua jornada de compra. Consequentemente, isso demanda uma cadeia de suprimentos eficiente e aprimorada, a fim de conquistar novos públicos e fortalecer a imagem da marca.
O QUE É LOGISTICA REVERSA
Na prática, a logística reversa é realizada por meio de sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos – seja o próprio produto já sem uso, sejam suas embalagens descartadas. Embora a implementação da PNRS ainda seja recente no Brasil, a “logística reversa” já é uma realidade há mais de trinta anos em alguns países, principalmente da Europa, e mesmo no Brasil já existem experiências específicas para alguns produtos (pneus, óleo lubrificante, embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias) há mais de dez anos.
DE CINCO EXEMPLOS DE LOGISTICA REVERSA
Embelleze
A empresa Embelleze implementou o sistema de logística reversa. O seu projeto envia para cooperativas de reciclagem as caixas de papelão de seus fornecedores.
Unilever
A Unilever é uma empresa que fabrica produtos cosméticos como a marca Seda, Clear, Lux, Rexona e etc.. A empresa realiza a logística reversa coletando as embalagens pós-consumo e enviando para reciclagem.
Avon
A empresa Avon adotou a logística reversa ao participa do Programa DAMF — “Dê a Mão Para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”. Esse programa é coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). O programa de logística reversa da Avon já encaminhou mais de 110.984 toneladas de resíduos de cosméticos para a reciclagem. E está presente em 8 estados, 84 municípios e 128 cooperativas.
Natura
O programa de logística reversa da Natura existe desde 2007. O objetivo do programa, além de recolher as embalagens pós-consumo é realizar estudos e monitorar o ciclo de vida das embalagens recicláveis. Todas as embalagens recolhidas via logística reversa são enviadas as cooperativas de reciclagem. Já foram destinados a reciclagem aproximadamente 500 mil toneladas de resíduos.
Boticário
A Boticário realiza a logística reversa de seus produtos através do Programa Reciclagem de Embalagens. O programa possibilita que as embalagens pós-consumo de produtos de belezas sejam devolvidas em qualquer uma das lojas do grupo. As embalagens são enviadas as cooperativas de catadores para posteriormente serem recicladas.
...