A Socioeconomia e Geopolítica
Por: dan_vn • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem:
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
Respostas:
1) O sistema internacional é formado por um conjunto de estados (países) com objetivos, funções ou interesses pautados no modo capitalista.
Este sistema formou-se com as grandes navegações e fica facilmente reconhecido ao longo da história, principalmente pelas guerras napoleônicas, I e II Guerras Mundiais e a Guerra Fria.
Estes exemplos de sistemas internacionais conflituosos estão relacionados a lutas por poder e hegemonia mundial.
Um grande berço hegemônico do capitalismo foi a Inglaterra, que conseguiu tal posição devido a Primeira Revolução Industrial.
Com o esgotamento desta, inicia-se a Segunda Revolução Industrial, passando pela I Guerra Mundial e se concretizando com a multiplicação do Fordismo e Taylorismo como técnicas de produção. Tal linha histórica de acontecimentos significou a passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos.
A I Guerra Mundial abalou todas as economias do mundo, e com os novos sistemas de produção os EUA tiveram a chance de tomar a frente no polo industrial, deixando a Inglaterra para trás. Foi uma corrida de reestruturação interna.
2) Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que devem ser atingidos por todos os países até 2015.
Como a análise foi global, não há como esperar que estes objetivos sejam igualmente atingidos por todas as nações do mundo, considerando que há países com maior ou menor grau de desenvolvimento e possibilidades de ação do que outros.
Relatórios da ODM sobre dois países são apresentados: Moçambique e Brasil.
Em Moçambique 54,7% da população vive abaixo do limiar nacional de pobreza. Entre 2002/03 e 2008/10, o crescimento da população foi de 3 milhões, o que também contribuiu para o aumento do número de pessoas abaixo da linha de pobreza, de 9,9 milhões para 11,7 milhões de pessoas. A região central registra a maior incidência de pobreza, atingindo quase os 60%.
A taxa de mortalidade infantil diminuiu de 143,7 por cada1.000 dados vivos, em 1997, para 93 por cada 1.000 dados vivos, em 2008.
...