A UNIÃO PIONEIRA DA INTEGRAÇÃO SOCIAL
Por: Gabrielly Da Silva • 24/3/2020 • Resenha • 1.506 Palavras (7 Páginas) • 178 Visualizações
UNIÃO PIONEIRA DA INTEGRAÇÃO SOCIAL
UPIS
Gabrielly da Silva Santos
Joyce Idalina dos Santos Forechi
Sabrina Araújo de Matos
Crise Financeira de 2008
Brasília
2019
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
2.1 ANTESCEDENTES DOS FATOS QUE CULMINARAM NA CRISE DE 2007/2008
2.2 A CRISE DO SUBPRIME DE FATO
2.3 COMO OS ESTADOS UNIDOS SE COMPORTOU EM MEIO A CRISE
3. CONCLUSÃO
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como fim esclarecer como se deu a crise do Subprime nos Estados Unidos no ano de 2007/2008. Ademais, expor a cronologia dos fatos que desencadearam tal acontecimento e o resultado gerado no país na época e após a crise imobiliária.
O exposto é divido em três partes (2.1) Antecedentes dos fatos que culminaram na crise de 2007/2008; (2.2) A crise do Subprime de fato e (2.3) Como os Estados Unidos se comportou em meio à crise.
- A bolha imobiliária de 2007/2008
- Antecedentes dos fatos que culminaram na crise de 2007/2008
Após o CRASH da bolsa de Nova York em 1929, que gerou a chamada “Grande Depresão”. Fez-se necessário organizar um processo de regulamentação no sistema financeiro.
Em 1933 foi aprovada a lei glass-steagall (GSA) pelo presidente Franklin Roosevelt, como uma das políticas do “New Deal”. Essa lei tinha os seguintes objetivos: Uso mais seguro dos ativos dos Bancos; Evitar desvio de recursos com especulações; Divisão dos bancos comerciais com bancos de investimentos; criação da FDIC (agentes que garante os depósitos bancários); e FOMC (formulas politicas monetárias); e impor regulamento Q. (não pagava juros de conta-corrente \ e limitava os juros que poderia ser pago)
Em 1934 criou-se a SEC para proteger o mercado de títulos, onde foi estabelecido regras para os bancos de investimentos e regulou bancos comerciais.
Em 1944 acontece o acordo de Bretton Woods destinado a gerenciar a economia internacional, com regras para as relações comerciais e financeiras. Após definidos os procedimentos para regular a politica econômica internacional cria-se o BIRD (Empresta para países em desenvolvimento) e o FMI (Empresta para países com necessidades). Também definiu o dollár como moeda base da economia. O valor do dólar era medido com paridade no ouro, só podia emitir de acordo com a quantidade de ouro que se tinha.
Isso tudo se desenvolveu muito bem durante as seguintes décadas. Porém...
Na década de 70 com a introdução das politicas neoliberais foram enfraquecidos os regulamentos da lei (GSA). O escritório controlador da moeda (regula/supervisiona os bancos mundiais) e FDIC permitiu que os bancos segurados por ele filiassem com empresas de valores imobiliários e autorizassem a negociação de títulos com outros.
Ainda na década de 70 tiveram sucessivos distúrbios, a exemplo da acelerada inflação nos EUA; Colapso do sistema de taxa de câmbio fixo de Bretton Woods em 1971/1973; As crises do petróleo 1973/1979; e adoção de politica monetária contracionistas; Liberdade de capitais; mundo globalizado; Inovações financeiras.
O governo norte-americado precisava de autorização do regulador para serem testados.
A partir dai teve inicio o processo de desregulamentação do sistema financeiro na década de 80. É publicado a “lei de desregulamentação e controle monetário das instituições depositarias” pelo presidente Jimmy Carter em 1980. Os bancos passavam a obdecer o FED e, foi permitida a fundição dos bancos; e também proibiu o regulamento Q , com variações nos juros.
Com adventos da politica neoliberal nos anos 80 os EUA enfrenta a crise de poupança e empréstimos isso faz com que os juros se elevassem. Ademais nessa época as pessoas moviam o dinheiro da poupança para fundos de mercado monetário para fugir da regra Q. Entretanto para recuperar depositantes as agências investiu em créditos mais arriscados apoiados pelo FDIC, culminando na crise.
A reação foi promulgar o Plano de Reforma e Execução das Instituições Financeiras- FIRREA 1989. Essa lei estabeleceu a RTC – resolution trus corporation (empresa de gestão de ativos) para que fechassem coletoras insolventes e forneceu fundos para pagar seguros depositantes. Foram abolidos alguns órgãos de popança/empréstimo, exemplo: FSLIC (adm os seguros para instituições); S&L (aceitava depósitos e fazia empréstimos hipotecários). E criou-se outros como OTS (escritório de supervisão econômica) para supervisionar/regular bancos de poupanças/empretimos e outras. Essa lei também deu para Freddie Mac e Faddie Mae a responsabilidade de apoiar hipotecas para famílias de baixa renda.
Em 1982 opresidente Ronald Reagan adota a politica econômica “REAGONOMICS”. Com os seguintes objetivos: redução de gastos; menos impostos; menos regulação econômica; oferta de moeda. Obteve sucesso nas alíquotas baixas, porém gastos e déficit subiram, também gerou disparidade entre ricos e pobres.
Em 1988 acontece o acordo de basileia que tinha objetivo maior segurança e solidez do sistema bancário mundial. Avaliando riscos (tomadores); Mantendo capital mínimo em caixa 8%.
Em 1992 o presidente George Bush assinou a lei de habitação e desenvolvimento comunitário. Onde aumentou a autoridade orçamentaria para habitações de baixa renda, e subsidiou aluguem para mesma classe.
Começam a ficar evidente a bolha imobiliária, preços sobem junto com as demandas, e se tem muito dinheiro jogado na economia sem uma devida produção.
Em 1999 o então presidente Bill Clinton revogou a GSA com estabeleciomento do Acto Gramm-Leach Billey (modernização do sistema financeiro) permitindo a filiação entre os bancos e outras negociações. Além disso amplia o acesso a casa própria para os Subprimes por meio do Fannie Mae em 2002. Introduz 2,4 bilhões em incentivos fiscais para pessoas de baixa renda.
...