A ausência de ética cria perdas para as empresas
Seminário: A ausência de ética cria perdas para as empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lirasofe • 1/6/2014 • Seminário • 255 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Aula-tema 03:Falta de Ética gera grandes prejuízos
NOME FERNANDA LIRA SOARES DA CRUZ
RA 4997013899
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
A falta de ética gera prejuízos às empresas
Para ser um bom profissional e obter sucesso nos negócios é preciso trabalhar com honestidade, transparência e respeito. Infelizmente a falta de ética acompanha muitos profissionais e gera grandes prejuízos.
Muitas pessoas consideram o lucro como o objetivo máximo e fazem de tudo para alcançá-lo, mesmo que para isso tenham que passar por cima de princípios e valores. Não adianta falarmos em ética, demonstrarmos ser éticos e não praticarmos verdadeiramente a ética. Causar impressão não é o suficiente, é preciso agir corretamente.
É muito triste pensar que empresas grandes, bem conceituadas e com um bom faturamento, como a Parmalat e a Enron, chegaram a falir devido a corrupção. A contabilidade e a ética não andaram juntas, muitas pessoas foram enganadas e prejudicadas.
Os princípios éticos não foram seguidos e as duas empresas pagaram um preço muito alto por isso. Esses profissionais enganaram a outras pessoas e a eles próprios. Mesmo que não seja de imediato, a verdade sempre aparece e é preciso prestar contas de tudo que é feito.
A ética deve partir de cada pessoa, demostrando seu comportamento moral diante da sociedade. Cada qual é responsável por seus atos e tem consciência de que é possível progredir de maneira honesta, sem precisar usar meios antiéticos.
Referências bibliográficas
MATOS, Francisco Gomes. Ética na Gestão Empresarial: Da Concientização à Ação. São Paulo: Saraiva, 2012.
Disponivel em:
<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7Ut1sEOUW3UMDg5NDAwNjAtOGM1Yi00ZTIxLTlhMWYtNDljZDZhNzc4OWI3&hl=en>
Acesso em 02 de abril 2014.
...