A ausência de ética nas empresas cria perdas
Resenha: A ausência de ética nas empresas cria perdas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valerialella • 11/5/2014 • Resenha • 275 Palavras (2 Páginas) • 423 Visualizações
A falta de ética nas empresas gera prejuízo.
Com o processo de globalização é o crescimento da concorrência empresarial, as empresas deixaram de valorizar os funcionários de acordo com princípios e valores, passando a pratica e incentivo a concorrência e competitividade desonesta, criando uma valorização da de novos princípios o do vence quem é mais forte e não quem tem competência. Assim uma pessoa educada com princípios e valores éticos que não consegue se adequar dentro desses novos "valores" ficara fora. O fato é que as organizações são feitas por todas as pessoas mais as decisões ainda são tomadas por uma ou duas e não por um grupo, se fosse feito com participações de todos de alguma maneira isso seria um meio de fiscalizar as contas, isso talvez fosse o que precisa para a transformação, o fato de ver que às vezes as regras simplesmente não são aplicadas por questões particulares, conveniências.
No caso das duas empresas citas no PLT são casos de corrupção fraude em documentos fiscais, mas acima de tudo da omissão dos responsáveis pela empresa, também fica clara a participação de pessoas do governo na fraude, o que infelizmente é uma pratica muito usada por grandes companhias. Pior do que não ter ética, é ter a meio ética, onde a empresa finge ter a ética, por uma questão de moral. Se todas as empresas utilizarem da ética e estender essa prática para seus funcionários, as organizações se poupariam de diversas situações de risco. Podemos entender que a ética é o primordial para um bom relacionamento, pois quando as pessoas e organizações trabalham com a ética, os processos e relações fluem melhor, trazendo benefícios duradouros.
...