A importância do plano de negócios
Artigo: A importância do plano de negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaeri • 4/4/2014 • Artigo • 677 Palavras (3 Páginas) • 549 Visualizações
CAPITULO 5 - O PLANO DE NEGÓCIOS
Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
O Plano de negócios é a parte fundamental no processo empreendedor. Os empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou o crescimento, pode ser classificado também uma ferramenta de gestão com múltiplas aplicações.
Toda empresa necessita de um planejamento do seu negócio para poder gerenciá-lo e apresentar sua ideia e investidores, bancos, clientes e etc.
Toda entidade provedora de financiamento, fundos e outros recursos financeiros necessita de um plano de negócios da empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes ao negócio.
A importância do plano de negócios
O plano de negócios é uma ferramenta para o empreendedor expor suas ideias em uma linguagem que os leitores entendam e mostre viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado. O plano de negócios é uma ferramenta que se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos quanto ao planejamento de empresas maduras.
A maioria dos planos de negócios resume-se a textos editados sobre um modelo predeterminado e que não convivem ao próprio empreendedor; O plano de negócios deve ser inserido como disciplina regular em cursos de administração de empresas e de empreendedorismo.
O plano de negócios e uma ferramenta dinâmica, que deve ser atualizada constantemente, pois o ato de planejar é dinâmico e corresponde a um processo cíclico, e jamais deve-se achar que o plano de negócios quando recebido pode ser esquecido.
Todo plano de negócios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras básicas, mas que não são estáticas e permitem ao empreendedor utilizar sua criatividade ou o bom senso enfatizando um ou outro aspecto que mais interessa ao público-alvo do plano de negócios em questão.
A empresa não deve estar apenas focado no aspecto financeiro.
É importante lembrar que o plano de negócios possa demonstrar a viabilidade de se atingir uma situação financeira futura, mostrando como a empresa pretende chegar lá.
O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. A sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento.
Um plano de negócios para uma pequena empresa pode ser menor que o de uma grande organização não ultrapassando 15 páginas.
Os aspectos chave que sempre devem ser focados em qualquer plano de negócios são os seguintes:
- Em que negócio você está?
- O que você realmente vende?
- Qual é o seu mercado-alvo?
Por que você deveria escrever um plano de negócios?
Uma empresa deverá lucrar mais se dispor de um planejamento adequado, o plano de negócios aumenta 60% a probabilidade de sucesso nos negócios.
Estrutura de um Plano de Negócios
Não existe uma estrutura rígida e específica para escrever um plano de negócios pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão de plano de negócios pois existem empresas diferentes umas das outras .
Mas, qualquer plano de negócios deve possuir um mínimo de seções as quais proporcionarão um entendimento completo do negócio.
ESTRUTURA 1
(SUGERIDA PARA PEQUENAS EMPRESAS MANUFATUREIRAS EM GERAL)
1. CAPA
2. SUMÁRIO
3. SUMÁRIO EXECUTIVO
4. ANÁLISE ESTRATÉGICA
5. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
6. PRODUTOS E SERVIÇOS
7. PLANO OPERACIONAL
8. PLANO DE RECURSOS HUMANOS
9. ANÁLISE DE MERCADO
10. ESTRATÉGIA DE MARKETING
11. PLANO FINANCEIRO
12. ANEXOS
ESTRUTURA 2
(SUGERIDA PARA EMPRESAS FOCADAS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA)
1. CAPA
2. SUMÁRIO
3. SUMÁRIO EXECUTIVO
4. CONCEITO DO NEGÓCIO
5. EQUIPE DE GESTÃO
6. MERCADO E COMPETIDORES
7. MARKETING E VENDAS
8. ESTRUTURA E OPERAÇÃO
9. ANÁLISE ESTRATÉGICA
10. PREVISÕES DOS RESULTADOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS
11. ANEXOS
ESTRUTURA
...