APURAÇÃO DOS CUSTOS DE UM PRODUTO
Projeto de pesquisa: APURAÇÃO DOS CUSTOS DE UM PRODUTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanavit • 2/5/2013 • Projeto de pesquisa • 1.884 Palavras (8 Páginas) • 448 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALAÍDE DE AZEVEDO MACEDO
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Boa Vista - Roraima
2009
ALAÍDE DE AZEVEDO MACEDO
APURAÇÃO DOS CUSTOS DE UM PRODUTO
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Contabilidade de Custos.
Profº.: Daniel Ramos Nogueira.
Boa Vista - Roraima
2009
SUMÁRIO
1 - Introdução ......................................................................................... 4
2 – Desenvolvimento ............................................................................. 5
3 – Conclusão......................................................................................... 10
4–Referências Bibliográficas................................................................ 11
INTRODUÇÃO
Durante o desenvolvimento deste trabalho, pode-se enriquecer o conhecimento e a importância da contabilidade de custos, agora poderemos entender como apurar o custo de um produto industrializado.
A contabilidade de custos é o ramo das Ciências Contábeis responsável por produzir e obter dados acumulá-los, produzindo informações de custos para os diversos níveis gerenciais.
A contabilidade de custos auxilia o administrador, fazendo – o saber qual é e será o ponto de equilíbrio entre a produção e as vendas.
De posse dos conhecimentos necessários podemos utilizar a Contabilidade de Custos para decidir qual o melhor sistema de custeamento que se aplicará à atividade da empresa.
Estudo de Caso
De acordo, com a atividade desenvolvida pela Empresa Indústria Maravilha, no caso a produção dos produtos M1 e no setor “For Client”, o sistema de acumulação de custos é por Processo e Ordem de Produção. Sendo assim, na Contabilidade de Custos dependendo das características do processo produtivo as empresas utilizam de sistemas diferenciados para a acumulação de custos. Os sistemas de acumulação de custos podem ser por processos ou ordem de produção. O primeiro è utilizado onde os produtos são padronizados e a entidade opera produzindo produtos iguais continuamente. Na produção contìnua os custos acumulam-se em contas que representam as diversas linhas de produção e encerram-se essas contas ao final de cada período, que pode ser semanal, mensal, entre outros (Martins, 2003, pág 145).
Quanto ao custeio por ordem de produção é mais utilizado em empresas onde a empresa elabora produtos customizados, ou que atendam a critérios pré-estabelecidos pelos clientes. Neste custeio, os custos acumulam-se em conta especifica para cada ordem de produção ou encomenda. (Martins, 2003, pág. 145).
A indústria Maravilha a produção de seu produto M1, que é padronizado e produzido em larga escala o sistema a ser utilizado é o por processo, quanto o sistema a ser utilizado no setor “for client” é Ordem de Produção, onde a produção de produtos é realizada sob encomenda, a empresa tem uma linha de produção para produzir de acordo com o pedido dos clientes.
É interessante observar que custo e despesa, para efeito contábil tem resultado diferente na empresa.
Assim, custo é um gasto relativo à bem de serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Também é um gasto, mas é reconhecido como custo no momento da utilização dos fatores de produção para a fabricação de um produto ou para a execução de um serviço.
Ex.: departamentos produtivos
Já as despesas são bens ou serviços consumidos para a obtenção de receitas. São itens que reduzem o patrimônio líquido e tem a característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.
Ex.: departamento de vendas e administração.
Outra informação importante para o contador é saber as classificações dos custos.
Os Custos Diretos são todos os custos que se identificam naturalmente ao objeto de custeio, de modo mais econômico e lógico. Além disso são apropriados diretamente aos produtos fabricados.
Ex.: matéria-prima usada na fabricação do produto e mão-de-obra direta.
Por outro lado, os Custos Indiretos não oferecem condição de uma medida específica e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada, precisa-se de um critério de rateio para sua identificação ao produto ou objeto cujo custeio é desejado.
Ex.: supervisão, chefias, aluguel de fábrica.
Os Custo Fixo são os custos que não variam no período independente da quantidade produzida, esses custos tem natureza fixa, ou seja, terão sempre o mesmo valor.
Ex.: aluguel de fábrica, seguro, etc.
Com tudo, os Custos Variáveis são aqueles
...