AREAS DE ATUAÇÃO planejamento tributário
Projeto de pesquisa: AREAS DE ATUAÇÃO planejamento tributário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lillianmarlene • 25/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.313 Palavras (6 Páginas) • 223 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Porto Alegre do Norte - MT
2014
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Trabalho apresentado as disciplina de Planejamento tributário, Perícia contábil e controladoria da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Orientador: F abio Rogerio Proença, Joenice L. Diniz, Regiane Alice B. Moraes e Regis Garcia.
SUMÁRIO
1. INTODUÇÃO............................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO................................................................4
2.1. Atuária....................................................................................4
2.2. Controladoria.........................................................................4
2.3 Regime cumulativo e não cumulativo do PIS e
COFINS..........................................................................................5
2.4 Elisão Fiscal e Evasão Fiscal................................................5
2.5 Auditoria interna e externa....................................................6
2.6 Controle Interno.....................................................................7
3. CONCLUSÃO............................................................................8
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................9
1. INTRODUÇÃO
Hoje em dia a realidade tributaria tem mudado dia apos dia, e a empresa precisa de caminhos que a ajude a entender suas reais obrigações e metodos para descobrir e analisar riscos futuros.
Areas como atuaria, controladoria e auditoria são impressindiveis dentro da empresa, pois, o erro proposital ou não influencia diretamente no bolso dos empresarios e tais ferramentas tem o objetivos de descobrir e combater tais erros.
Neste trabalho conheceremos tais ferramentas, e entederemos sua importancia no cenario atual.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Atuária;
As Ciencias Atuarias tem como objetivo desenvolver metodologias e tecnicas para a analise de riscos e expectativas das atividades de indenização secundarias, fundos de pensão ou financiamentos, tendo como base o conhecimento matematico, estatístico, economico, probabilidade e finanças, para que a partir destes possa arquiteta e analizar as mudanças sociais e financeiras no mundo.É de suma importancia que alem de ótimo matemático o profissional atuário seja comunicativo, agil e capaz de perceber ambientes.
A profissao do Atuario no Brasil e disciplinada pelo Decreto-Lei no. 806 de 4 de setembro de 1969 e pelo Decreto no. 66.408 de 3 de abril de 1970 que dispoe sobre a Regulamentacao do Exercicio da Profissao de Atuario.
Surge a 1ª publicação oficial de textos atuariais no Brasil, em decorrência do Decreto Lei que instituiu a Atuária no então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Essa 1ª publicação oficial surgiu no início de 1941, com o nome de "Revista Brasileira de Atuária"
O Instituto Brasileiro de Atuaria – IBA e uma sociedade civil que regulamenta o exercicio da profissao atuaria e, entre outros, a cooperacao com o Estado, no campo de atuacao do profissional de Atuaria e na implementacao da tecnica atuaria.
2.2. Controladoria;
A controladoria tem a função oferecer informações confiáveis aos tomadores de decisão, apoiando os assim em todas as etapas do processo de gestão.
O encarregado pela área de controladoria em uma empresa é chamado de controller ou controlador, estes profissionais devem ter uma formação precisa e abrangente a respeito do processo de gestão organizacional, para que realmente possam otimizar os resultados econômicos da empresa.
2.3 Regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS;
COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, instituída pela Lei Complementar 70 de 30/12/1991, são contribuintes da COFINS as pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006).
PIS - Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP, de que tratam o art. 239 da Constituição de 1988 e as Leis Complementares 7, de 07 de setembro de 1970, e 8, de 03 de dezembro de 1970. São contribuintes do PIS as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive empresas prestadoras de serviços, empresas públicas e sociedades de economia mista e suas subsidiárias, excluídas as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006).
Existem dois regimes de Pis e COFINS,e uma das diferenças entre esses dois regimes é a alíquota: PIS e COFINS cumulativo respectivamente 0,65
...