TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS MECÃNICA

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (4º A)

CALCULO 3

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFESSOR (A): RENATO CESAR ROCHA

Camila Lima de Sousa / 9902005247

Danilo Boscatti Lopes / 8408105317

Higiamari Fernanda Romeiro de Lima / 9902000928

Jennifer Gabriele Dotta Fujizaki / 8096847145

Louise Esgarbosa Silva / 8206961068

Patrícia Pereira dos Santos/8409164983

JUNDIAÍ

2015

Disciplina: Calculo 3

Integrais Definidas e Indefinidas

Atividade Prática Supervisionada

Trabalho desenvolvido para a disciplina Cálculo 3, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade prática supervisionadas, sob orientação do professor Renato Rocha.

Anhanguera Educacional

2015

Sumário

ETAPA1        4

Passo 1        4

Aula-tema: Integral Definida. Integral Indefinida.        4

Integrais Definidas        6

Integrais Indefinidas        6

Passo 2        6

Desafio A        6

Desafio B        7

Desafio D        10

ETAPA 2        10

ETAPA 2 ....................................................................................................................................

PASSO 1        10

Aula-tema: Integração por substituição. Integração por Partes.        11

Método de integração por partes:        11

Método Integração por substituição:        11

Referências Bibliográficas:        12

ETAPA1                                                                                                                                                                  

Passo 1

Aula-tema: Integral Definida. Integral Indefinida.

 As integrais surgiram, a partir de problemas de quadratura, que significa determinar áreas.

Os antigos geômetras encontravam dificuldade ao fazer medições e encontrar a sua área, ao realizar o estudo eles usavam um quadrado por ser uma figura plana simples. Com isso procuravam um quadrado com área igual da figura a que desejava achar a área.

Hipócrates de Chios,440 a.c, realizou as primeiras quadraturas da história que eram figuras curvilíneas por exemplo círculos ou arcos.

Antifon, por volta de 430 a.c, teve idéia de achar a quadratura do círculo por meio de uma sequência infinita de polígonos regulares, o que originou o método de exaustão.

Uma das maiores contribuições foi descoberta por Arquimedes, que percebeu que a área cortada por uma corda qualquer é igual a 4/3 do triangulo que tem a mesma altura e tem a corda como base.

A próxima contribuição para o cálculo integral surgiu no final do século XVI, com a mecânica vários matemáticos começaram a estudar o centro da gravidade. Luca Valério utilizou o mesmo método grego quando publicou De Quadratura Parabole.

Kepler pensava na superfície como a soma das linhas, porém este método era impreciso. Da mesma forma para calcular o volume de vários sólidos ele o dividia em várias fases chamadas infinitésimos e a soma deles se aproximava do volume desejado.

Fermat e Cavalieri também contribuíram para o cálculo da integral com sua obra Geometria Indivibilibus Continuorum nova, Cavalieri pensou na área como segmentos indivisíveis ou a soma infinita de pequenas partes.

Para mostrar ele usou o método como usamos hoje:

0axn   dx=a n+1n+1

Walles desenvolveu em 1655, seu trabalho Aritmética infinitoru, para chegar em algumas conclusões ele fez o princípio de indução e interpolação, em seguida Femat criou a técnica para achar as parábolas maiores.

Galileu estudou o movimento, Barrow e Torricelli afirmavam ter velocidades variadas no problema do movimento.

Foi desenvolvida a ideia de que derivada e integral são processos inversos, pois a velocidade era derivada da distância e a distância levava a velocidade, essa ideia surgiu de Barrow.

Os estudos de Galileu e Barrow foi continuado por Newton que sabia que a integral da aceleração era velocidade, e que a derivada da velocidade era aceleração.

O símbolo  criado por Leibniz – u ”s” que representa suma. É usado para representar áreas infinitesimais.

O cálculo integral foi desenvolvido pelos dois, porém Newton estudava o cálculo geométrico e Leibniz estudava como analítico. Porém a notação de Leibniz foi a mais eficaz do que a de Newton, sendo usada até hoje.

Os estudos de cálculo integral feitos por Leibniz foram publicados em 1686 com o nome Calculus Summatórius.Johan Bernoulie criou em 1690.

Na época da publicação das tabelas de integrais de Newton, foi descoberto por Johann Sistemas para integrar funções racionais, que é conhecido método das frações parciais. Todos esses estudos foi resumido por Leonard Euler, na sua obra  sobre integrais.

Euler deu continuidade ao estudo de funções, junto com Cauchy, Gauss e Riemann. Assim Euler reuniu todo os conhecimento de Integral e criou os Fundamentos da Análise.

Hoje em dia o Cálculo Integral é utilizado em áreas do conhecimento, resolvendo problemas de Matemática, Astronomia, Física, Engenharia, Economia, Química, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com