Analise econômica regional sobre um produto/serviços escolhido
Trabalho acadêmico: Analise econômica regional sobre um produto/serviços escolhido. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaismv • 3/10/2013 • Trabalho acadêmico • 3.340 Palavras (14 Páginas) • 470 Visualizações
Universidade anhanguera - Uniderp
Centro de educação a distancia
Atividades Praticas Supervisionadas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADRIANA DE AQUINO BOFFE – RA 422326
CAMILA SANCHES XAVIER – RA 414541
EDISON A. CARDOZO – RA 422894
MIRIA SILVA BRITO – RA 416737
THAIS MASSENA VOLPATO – RA 426407
ATPS – Economia
Analise econômica regional sobre um produto/serviços escolhido
CORONEL SAPUCAIA–MS
2013
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de educação a distancia
Atividades Praticas Supervisionadas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Analise econômica regional sobre um produto/serviços escolhido
Coronel Sapucaia – MS
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 1
2. Desenvolvimento 2
2.1. Etapa 1 3
2.2. Etapa 2 4
2.3. Etapa 3 5
2.3.1. Região centro oeste 7
2.3.2. Cidades escolhidas pra analise regional 22
2.4. Etapa 4 31
3. Conclusão 33
4. Referencias bibliográfica 34
1. Introdução
Este trabalho tem como finalidade apresentar uma análise econômica regional sobre a produção de pipoca da empresa Campanário sediada na cidade de Navirai- MS. Nesta analise será relatada sobre, demanda e oferta do produto, custo de produção, o mercado consumidor, políticas monetárias e fiscais, entre outras informações relevantes.
2.Desenvolvimento
2.1 Etapa 1
A empresa Campanário é uma empresa de médio porte especializada em produção e empacotamento de erva mate, pipoca e salgadinhos. A empresa está localizada em Naviraí no distrito industrial Av. Amambaí prolongamento s/n no estado de Mato Grosso do Sul.
O produto escolhido para a realização da análise regional foi o salgadinho tipo pipoca fabricada pela empresa acima citada.
A visão de mercado contribuiu para a industrialização e venda deste produto, nesta cidade, pois se analisou que os compradores importavam este tipo de produto de outras cidades e estados, tendo um custo ainda maior tanto com transporte como impostos.
Diante as informações levantadas através de pesquisa destacamos como de suma importância os seguintes tópicos:
Que o custo médio de produção corresponde a 20% da mão de obra, 25% de custo com a embalagem; 25% de custo com a matéria-prima, 10% de custo com o transporte e 10% de custo com impostos, tendo assim apenas 5% de Lucro sobre o produto industrializado.
O produto depois de industrializado é vendido para o mercado varejista e atacadista de alimentos como, por exemplo, mercados e mercearias, bares, cantinas de escolas. No geral o foco são empresas de pequeno porte desta cidade e região, tendo um custo ainda menor para o comprador quando adquirido por atacado em fardos aonde os compradores chegam a lucrar em media 40% com as vendas em cima do valor de fabricação do produto. A forma de pagamento para os compradores é à vista ou trinta dias no cheque.
As vendas deste produto são maiores em período escolar, datas comemorativas como o exemplo dia das crianças e festas tradicionais. O publico alvo são na grande maioria crianças em idade escolar.
Nos últimos anos a venda deste produto, tem aumento pela qualidade do mesmo, a aceitação do mercado consumidor é excelente, pois se vende 100% do que é comprado e por conta disto a produção dobrou o que é bom estatisticamente e financeiramente tanto para os produtores quanto para os comerciantes.
Diante a isso a empresa está satisfeita com a economia sobre o ramo de negócio escolhido, e busca especialização no mercado que está inserido com intuito de aumentar a linha de produção onde poderá produzir mais e com maior qualidade. Assim o consumidor passara a ter um produto com maior qualidade mais diversificado e possivelmente mais barato, pois a inflação não afeta a produção e o preço nas vendas deste produto.
2.2 Etapa 2
Na produção de pipoca foram identificados os seguintes custos, fixo variáveis, diretos e indiretos.
Definindo custo fixo na fabricação de pipoca estão envolvidos os custos de equipamentos para a mão de obra de produção, veículos para transporte da pipoca, instalações onde funciona a fabrica e o depósito, moveis tanto de escritório como das unidades de estocagem.
Custo Variável é formado pelos gastos com matérias-primas para a produção da pipoca, e componentes necessários a produção dos bens de serviços comercializados, incluindo as despesas com recursos humanos como energia elétrica, telefone, água, limpeza e conservação dos bens, entre outras despesas necessárias á manutenção da atividade produtiva.
Custos diretos na produção da pipoca são as Matérias - primas usadas na fabricação do produto, a Mão – de – obra direta e serviços subcontratados e aplicados diretamente na produção e distribuição de pipoca.
Custos indiretos é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento da produção de pipoca. Por exemplo, Mão – de – obra indireta é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares na indústria
...