Análise da Maturidade do Produto
Por: Shafirah • 18/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 196 Visualizações
Analise da maturidade do Produto.
Os produtos têm o seguinte desempenho no mercado nascem, crescem, atingem a maturidade e entram em declínio. A análise da curva de vida do produto tem como objetivo identificar cada um desses pontos em cada produto em produção em uma determinada empresa sempre visando em manter as vendas de um produto em maturidade, caso o mesmo seja atingindo por fortes concorrentes e acabe entrando em declínio é preciso planejar a reposição do mesmo, repondo rapidamente esse produto de acordo com as necessidades de mercado.
Em analise de mercado sempre notamos em algum determinado período a queda das vendas, mediante a essa situação sempre precisamos estabelecer novas estratégias de vendas como a baixa de preço de mercado para mantermos as fatias de mercado adquiridas ou lançamento de um novo produto quando necessário. Mediante a circunstância de atendimento ao publico alvo, também podemos adotar o efeito rejuvenescimento da curva de vida de um produto, onde o mesmo é submetido ao redesenho e retorna a curva anterior de crescimento dando assim continuidade de atendimento ao mercado. Analisando esses pontos a empresa deve sempre se dispor a efetuar a constante analise do ciclo de vida atual de seu produto, sabendo o momento certo de agir em cada situação, assim não deixando chegar á nível de declínio sem a reposição rápida de mercado, pois a empresa pode ser atingida diretamente em suas finanças.
Análise dos Concorrentes
A análise de concorrentes serve para monitorar seus concorrentes e analisar os seus pontos de sucesso e de fracasso, sendo assim ajudando a empresa antecipar os seus pontos de ameaças no momento da introdução de cada produto e assim servindo de espelho para o desenvolvimento de estratégias efetivas de competição. Um ponto crucial para melhor desenvolvimento dessa ferramenta é a riqueza de informações obtidas, algumas são facilmente encontradas em redes de pesquisas outras requer algumas outras estratégias de pesquisas como exemplo algum ex-empregado do concorrente que agora trabalha para você!
Existem dois motivos na análise dos concorrentes: o benchmarking que seria o estudo do produto do concorrente para obter características de aperfeiçoamentos para o uso próprio em produto.
A dedução das estratégias dos concorrentes para melhor ajustar as suas próprias estratégias de mercado.
A primeira providencia na analise dos concorrentes, que é reunir todos os fatos disponíveis das principais empresas concorrentes de mercado e como essas principais características pode afetar o desempenho da sua própria empresa.
Maneira de abordar essas etapas são :
Lucros
Números de produtos Tamanho da força da venda
Faturamento médio por produto Tamanho do grupo de desenvolvimento de produtos
Lucro médio por produto Orçamento de marketing
Patentes Principais sucessos, falhas conhecidas.
Julgamento
Principal natureza do negócio Velocidade do desenvolvimento do produto no passado
Marketing mix Qualidade de desenvolvimento de produto no passado
Valor relativo: Razão, valor/preço.
Satisfação dos consumidores
Conclusões da análise
Forças
Fraquezas Relativas a própria empresa
Oportunidades
Ameaças Estratégias de desenvolvimento de novo produto
Ações necessárias para o próximo dois anos
Ações Sugeridas
Mudanças imediatas na empresa Estratégia de desenvolvimento do produto para enfrentar os concorrentes
Para elevar o poder competitivo
O marketing mix
Marketing mix refere-se a quatro áreas básicas do processo decisório associado ao marketing que são conhecidos como os 4 Ps (Produto, Promoção, Preço e Praça)
Produto: Quais são os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes? Qual é a variedade de produtos que eles oferecem e como se relacionam ente si em termos de consumidores, tecnologias da fabricação e uso de canais de distribuição e vendas em comum?
Promoção: (Comunicação). Quais são as marcas que identificam as empresas concorrentes? Quais são os atributos do produto
...