Analise sobre globalização
Por: luzazul • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.871 Palavras (8 Páginas) • 475 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Nome | ADRIANO LOPES DA SILVA |
RA | 6451308136 |
Atividade de Autodesenvolvimento
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
2015
Introdução
Este trabalho tem por finalidade fazer uma abordagem sobre o tema globalização e seu impacto no âmbito da economia, analisando seus aspectos positivos e negativos. No decorrer do trabalho trataremos também do tema “outsourcing” que é o termo em inglês relacionado ao uso de mão de obra terceirizada de uma empresa, e por fim será feito um estudo de caso sobre uma empresa fazendo uma relação entre os temas discutidos .
Conceito de globalização
Podemos conceituar globalização como um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial Através do qual , as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Esse fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política tornou o mundo interligado.
Ianni (1996) conceitua a globalização como sendo uma economia-mundo, sistema-mundo, onde todas as relações sociais, políticas, culturais, econômicas estão interligadas umas com as outras.
A difusão do termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-a à difusão de novas tecnologias na área de comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra ótica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras, que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros. Globalização passou a ser sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos pelo mundo afora. Além disso, ela foi definida como um sistema cultural que homogeneíza que afirma o mesmo a partir da introdução de identidades culturais diversas que se sobrepõem aos indivíduos. Por fim, houve quem afirmasse estarmos diante de um cidadão global, definido apenas como o que está inserido no universo do consumo, o que destoa completamente da idéia de cidadania (Ribeiro, 1995).
O desenvolvimento de novas tecnologias na área da comunicação e meios de transportes permitiu o avanço da globalização , uma vez que os países mais desenvolvidos necessitavam de novos mercados para expandir suas economias , bem como de matéria prima para a produção de novos produtos, que podemos denominar como expansão de fluxo comercial mundial. Com essa expansão houve o surgimento do que chamamos hoje de blocos econômicos tais como Mercosul, Brics , União Européia etc., que se juntaram para estreitar as relações comerciais entre si.
A globalização se evidencia pela expansão de grandes cadeias internacionais que se espalharam mundo afora e que exercem papel importante na economia mundial. Como exemplos, podemos citar a cadeia de fast food McDonald’s, as empresas voltadas para o meio de transporte como:Mitsubishi, Mitsui, Sumitomo, General Motors, Marubeni, Ford, Exxon, Nissho e Shell, que estão espalhadas em vários países e utilizam tanto a mão de obra quanto a matéria prima destes para a produção e os tem também como consumidores.
Conceito de outsourcing
O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Esta ideia está relacionada com o conceito de sub-contratação de serviços, geralmente relacionada às atividades meio de uma empresa, e nunca à sua atividade fim. Em outras palavras podemos dizer que uma empresa pode terceirizar algumas atividades de seu processo produtivo, por exemplo, mas nunca o procedimento que dará origem ao seu produto final.
Ellram & Billington, (2001) definem outsourcing como “transferência de atividades e processos anteriormente desenvolvidos internamente para um terceiro”, a esta definição podemos adicionar a noção de “transferência dos respectivos direitos de decisão para fornecedores exteriores” (Greaver, 1999), ou seja, quando uma determinada empresa transfere para outra organização (fornecedora) a propriedade de um negócio, assim como toda a responsabilidade de decisão e produção associada a esse mesmo negócio podemos dizer que estamos perante um processo de outsourcing Desta forma, podemos dizer que outsourcing é a compra continuada de produtos, ou serviços, a terceiros por meio de transações sistemáticas e repetitivas, recorrendo a parcerias de médio ou longo prazo entre clientes e fornecedores, existindo assim uma noção clara de continuidade na relação profissional (Fariñas e Martín-marcos, 2010; Rosés, 2009). Já Araújo (2001), e Brown e Wilson (2005), caracterizam outsourcing como a prática de transferir a responsabilidade de execução de determinada atividade, tarefa, ou serviços, para a área de responsabilidade de uma empresa terceira, tornando-se este processo permanente, permitindo que a empresa que delega as responsabilidades se possa focar completamente na sua atividade principal (core business).
Apesar dos termos outsourcing e terceirização serem muitas vezes usados como sinônimos , em muitos casos o outsourcing revela a atribuição de um trabalho para uma empresa fora do país de origem contratadora, enquanto terceirização revela contatos e transações dentro do próprio país.
Basicamente, a diferença entre terceirização e outsourcing está nos serviços que são delegados a terceiros. Enquanto a terceirização diz respeito a atividades mais gerais, como limpeza, segurança e restaurante da empresa, entre outras, o outsourcing tem como foco de atuação as áreas mais estratégicas, como administrativa, financeira, contábil, tributária, recursos humanos, TI, sistemas de informação e compras, entre diversas outras.
...