Anotações Ciências Políticas
Por: isaabellymooura • 9/2/2022 • Resenha • 867 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
AULA 2 - 12/05
Perguntas Comuns à Política - Fukuyama
modernização autoritária (coreia do sul, cingapura, china): países que se desenvolveram de maneira intensa e rápida ao longo do século 20.
Modernização de países envolve a questão econômica: qual modelo econômico adotado junto ao desenvolvimento político daquele país? pra você modernizar um país você está falando de modernizar sua economia.
Objetivo: compreensão dos desenvolvimento político e econômico de determinadas localidades.
Evite confundir: Correlação e Causalidade = sempre ter cuidado ao dizer que um fenômeno aconteceu por causa de outro, na ciência não se pode falar isso sem um embasamento empírico.
Para Aristóteles, a política tem como finalidade organizar a sociedade de modo que cada cidadão viva uma vida virtuosa e feliz e não apenas materialmente confortável.
Em termos de política, Aristóteles raciocina do mesmo modo como pensa a questão da existência humana individual: deve haver um fim desejado por si mesmo, algo que não é um meio para outra coisa, dando sentido à existência como um tudo.
Filosofia define que tipo de sabedoria será associada no: Plano Individual: ética, Plano Social: política.
Moral = hábitos e costumes de uma sociedade
Ética = comportamento moral individual e racionalizado
A política está interrelacionada com outras ciências, especificamente com ciência econômica financeira.
O termo política pode ter cinco acepções diferentes:
1 - Fazer política (eleições, campanhas eleitorais, comícios, lutas de partidos etc)
2 - Conceituação erudita (a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo)
3 - Orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público (política financeiro, política educacional, política social, política fiscal, política monetária, política cambial etc)
4 - Ciência moral normativa do governo da sociedade civil.
5 - Conhecimento ou estudo dos fatos com os motivos que inspiram lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados.
A discussão sobre política se desenvolve entre duas correntes: como sendo a ciência do Estado (estuda a organização e o funcionamento do aparato estatal) e como sendo a ciência do poder (estuda as relações de poder de uma forma geral, que não necessariamente fica exclusiva ao Estado). (ver Azambuja (2008) - Introdução)
O que é ciência? Sistematização rigorosa do conhecimento científico. Conjunto de conhecimentos sistematizados acerca de uma determinada área de interesse da humanidade.
O que é política? Conjunto de ações que levam o indivíduo ou organizações a conquistar, se manter e exercer o poder constituído. A discussão sobre política se desenvolve entre duas correntes: sendo essas a ciência do Estado e a ciência do poder. Política é considerada a ciência do poder e não exclusivamente do Estado.
O que é Economia? Ciência que trata da utilização eficiente dos recursos econômicos escassos objetivando produzir e distribuir, equitativamente, os bens e serviços de forma a atender as necessidades humanas que se apresentam ilimitadas.
O que é Finanças? É a ciência (estudar) e arte (instinto para obter êxito) da gestão de ativos financeiros. Estudo do funcionamento dos sistemas financeiros a nível microeconômico dos mercados financeiros juntamente com suas instituições financeiras. Também possui sub áreas: Finanças Públicas e Finanças Corporativas.
AULA 03 - 17/05
Relação Política x Economia
Política é a arte de governar, ou o exercício do poder, é natural que esse poder tente exercer o domínio sobre a coisa econômica.
Exemplos: Táxi vs Uber, Streaming vs tv por assinatura, mesmo já havendo perdendo mercado anteriormente com a entrada desses serviços no mercado ,então há uma demanda política dessas empresas em pedir regulação desses novos serviços pois alegam que é uma concorrência desleal. Organização política que tenta impactar de alguma maneira o funcionamento da economia.
...