Análise Acerca Dos Fatores Macroeconômicos Que Atuam Sobre A Taxa De Desocupação No Brasil
Por: Marcelo Marcelo • 15/5/2023 • Trabalho acadêmico • 3.932 Palavras (16 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ECONOMIA/FINANÇAS
ISAAC JOHAN FARIAS FREIRE JOÃO ALEXANDRE SOUSA LUIZ DAVI DE ARAÚJO TAINAN PENHA FONSECA
ANÁLISE ACERCA DOS FATORES MACROECONÔMICOS QUE ATUAM SOBRE A TAXA DE DESOCUPAÇÃO NO BRASIL, DO PERÍODO DE 2012.03 AO DE 2021.04.
SOBRAL - CEARÁ 2021
ISAAC JOHAN FARIAS FREIRE JOÃO ALEXANDRE SOUSA LUIZ DAVI DE ARAÚJO TAINAN PENHA FONSECA
ANÁLISE ACERCA DOS FATORES MACROECONÔMICOS QUE ATUAM SOBRE A TAXA DE DESOCUPAÇÃO NO BRASIL, DO PERÍODO DE 2012.03 AO DE 2021.04.
Artigo apresentado ao curso de Economia e Finanças da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral como requisito parcial à obtenção de aprovação na disciplina de Econometria I. Orientador: Prof. Dr. Zilania Mariano.
SOBRAL - CEARÁ 2021
Resumo
Com intuito de analisar as variações na taxa de desocupação, o presente artigo observa como as variáveis macroeconômicas PIB, IPCA, Força de trabalho e Salário Mínimo podem afetar a taxa de desemprego no Brasil. Para a referida análise utilizou-se algumas bases de dados como a pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNADC) no período de 2012.03 à 2021.04, sendo estes dados retirados do website do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informações do Banco Central e do Sistema Nacional de Índices de Preço. Utilizando-se de 110 observações foi possível verificar se as variáveis macroeconômicas citadas acima afetam e quais os impactos sobre o desemprego.
Tendo em vista, o alto índice da População Economicamente Ativa (PEA) que não possuem emprego formal, este artigo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam na taxa de desemprego. Desse modo, foi desenvolvido um modelo econométrico do tipo log-log, a fim de relacionar a taxa de desemprego com as variáveis; PIB, IPCA, força de trabalho e salário mínimo e por meio desse modelo verificar quais as influencias sobre a taxa de desocupados no período analisado.
Por fim, o presente artigo é dividido em cinco partes. Na primeira parte, uma introdução sobre o assunto que será abordado; a segunda parte consta uma revisão de literatura mostrando os embasamentos teóricos utilizados; a terceira parte trata-se da metodologia que informa a base de dados usada para a realização das análises feitas. Na quarta parte são apresentados os resultados obtidos com a estimação do modelo econométrico e os testes de significância estatística, por fim a conclusão com os resultados alcançados ao decorrer da pesquisa.
Palavras-chave: Desemprego, Modelo Econométrico, Variáveis, PNADC.
In order to analyze the variations in the unemployment rate, this article observes how the macroeconomic variables PIB, IPCA, Labor Force and Minimum Wage can affect the unemployment rate in Brazil. For this analysis, some databases were used, such as the national household sample survey (PNADC) from 2012.03 to 2021.04, these data are taken from the website of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), information from the Central Bank and the National Price Index System. Using
110 observations, it was possible to verify whether the macroeconomic variables mentioned above affect and what the impacts on unemployment are.
In view of the high rate of the Economically Active Population (AEP) that does not have formal employment, this article aims to analyze the factors that influence the unemployment rate. Thus, an econometric log-log model was developed, in order to relate the unemployment rate with the variables; GDP, IPCA, labor force and minimum wage and through this model check what influences on the rate of unemployed in the period analyzed.
Finally, this article is divided into five parts. In the first part, an introduction on the subject that will be addressed; the second part contains a literature review showing the theoretical basis used; the third part is the methodology that informs the database used to carry out the analyses made. In the fourth part, the results obtained with the estimation of the econometric model and the statistical significance tests are presented, finally concluding with the results achieved during the research.
Keywords: Unemployment, Econometric Model, Variables, PNADC.
- Introdução. 6
- Referencial teórico. 7
- Metodologia. 8
- Base de Dados 8
- Modelo Econométrico. 10
- Resultados. 12
- Estatísticas descritivas: 12
- Expectativas 12
- Resultados do Modelo. 13
- Teste de Heterocedasticidade 14
- Teste de Multicolinearidade 15
- Teste de Normalidade 15
- Estrutura do Modelo 16
- Conclusões. 17
- Referências. 18
Introdução
Entre as definições da palavra “desemprego”, há o “Ócio involuntário de quem não encontra ocupação no mercado de trabalho, embora esteja disposto a trabalhar.” (DESEMPREGO, 2022). Em outras palavras, no que diz respeito a busca e impossibilidade de ocoupação no mercado de trabalho entre os individuos acima de 14 anos, aptos a trabalhar. Ressalva-se, conquanto, que a falta de emprego descrita ao longo do presente artigo se enquadra na economia formal.
É importante ressaltar que o estudante e a dona de casa são excessões no quesito força de trabalho, além da dona de casa empreendedora que é considerada ocupada, conforme a metodologia usada pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua. Destaca-se também, que o desemprego compreende-se na inviablidade de conseguir um emprego formal por uma População Economicamente Ativa (PEA) e, consequentemente, tende a depender ou da informalidade, ou de subempregos, ou até mesmo de nenhuma ocupação.
...