Aquicultura nas regioes brasileiras
Por: mocanas • 1/6/2017 • Seminário • 310 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
“A pesca baseia-se na retirada de recursos pesqueiros do ambiente natural. Já a aquicultura é baseada no cultivo de organismos aquáticos geralmente em um espaço confinado e controlado.” – definição da EMBRAPA
A aquicultura brasileira conta com seis principais produtos, sendo eles: peixes de água doce, camarões marinhos, moluscos, ostras, camarões gigantes de água doce e rãs. Dentre esses pode-se destacar os peixes de água doce, cultivados em todos os estados do país, representam 4/5 da produção total.
No Norte a aquicultura era desvalorizada devido à facilidade encontrada nos recursos pesqueiros. Contudo, na década de 80 uma ação governamental, visando o desenvolvimento daquela, fomentou esse mercado. A atividade se consolidou, já que a região apresenta recursos valoráveis, como abundância de água doce e diversidade aquática.
No Centro-Oeste, a maioria da produção é de peixes nativos, este fato pode ser explicado pelo bioma encontrado na área, o Pantanal (considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta). Graças à diversidade do pântano, o potencial de expansão do cultivo aquícola na região é promissor.
No Sudeste o cultivo abrange espécies nativas e exóticas, na maioria dos casos realizado em pequenas propriedades de forma semi-intensiva ou intensiva. Embora o clima e o relevo da região permitam a diversificação da produção, moluscos e crustáceos recebem certa notoriedade. A maior parte do que é produzido é destinado a restaurantes e hotéis.
No Sul a atividade se ramifica em duas principais vertentes: Policultivo de carpas e cultivo semi-intensivo de tilápia. Atenta-se também para o cultivo de moluscos em Santa Catarina. Esta é responsável pela produção anual de 11.000 toneladas de mexilhão.
No Nordeste todos os sistemas de cultivo são usados. Porém, destaca-se o semi-intesivo com o setor da carcinicultura marinha (técnica de criação de camarões em viveiros). Além de o mercado da região ser propício ao desenvolvido aquícola, o clima e a grande extensão territorial conferem longevidade a aquicultura.
Bibliografia:
https://www.embrapa.br/tema-pesca-e-aquicultura
http://www.panoramadaaquicultura.com.br/paginas/Revistas/76/brasil.asp
http://www.mma.gov.br/biomas/pantanal
https://pt.wikipedia.org
...