VARIAÇÃO PERCENTUAL ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS
Por: ROSMAS • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
SUMÁRIO folhas
1 INTRODUÇÃO 03
2 VARIAÇÃO PERCENTUAL ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS 04
3 CONCLUSÃO 04
4 ANEXO I 05
1 - INTRODUÇÃO
Analfabetismo funcional trata-se de qualquer pessoa que possui menos de quatro anos de estudos completos.
A UNESCO ressalta que o processo de alfabetização só se consolida de fato, para as pessoas que completaram a 4ª série. Entre aquelas que não concluíram esse ciclo de ensino, se tem verificado elevadas taxas de volta ao analfabetismo (Boletim: Projecto Principal de Educação em América Latina e El Caribe, 1993)
De acordo com essa definição, em 2002, o Brasil apresentava um total de 32,1 milhões de analfabetos funcionais, o que representava 26% da população de 15 anos ou mais de idade.
Representados no anexo I, a maior variação percentual no período de 1992 a 2002 e também o gráfico representando a escala de percentuais entre as regiões do Brasil no ano de 2002.
Palavras chave: Analfabetismo funcional, dados Unesco, Regiões, valores
2 - VARIAÇÃO PERCENTUAL ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS
O analfabetismo funcional no Brasil entre o período de 1992 a 2002 apresentava um percentual de 10,9%. Segundo suas grandes regiões, o Nordeste ocorre o maior valor percentual de 14,4%. Em contra partida a região sul apresenta menor índice com 9,2%.
Representado na tabela – Anexo I, a maior variação percentual deu-se na região Sudeste com 33%, destacando-se dentre as demais regiões, em percentual decrescente, com relação ao mesmo período.
3 - CONCLUSÃO
O analfabetismo funcional é um problema de muitos anos, uma das maiores preocupações no momento. O Ministério da Educação vem estabelecendo metas, firmando parcerias com empresários brasileiros, para atingir a redução destes índices em nosso território.
Esta pesquisa nos mostra o quanto é grave
o analfabetismo no Brasil, seus índices são alarmantes. Para melhorar este quadro é necessário que o governo, empresários e a sociedade civil, busquem um só objetivo: Melhor educação para todos.
Não podemos culpar somente o governo, uma vez que hoje a tecnologia favorece e esclarece qualquer dúvida. Esta ferramenta está disponível em diversos setores da sociedade e na maioria das redes de ensino, públicas e privadas, em nosso país. Acreditamos que se elas fossem utilizadas em busca de conhecimento e informação, certamente também estaríamos cumprindo o nosso dever e colaborando para o decréscimo destes índices.
4 - A N E X O I
...