As Forças Econômicas
Por: JullyLee • 31/3/2020 • Resenha • 413 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
Forças econômicas
“O setor de cosméticos costumava ser imune às crises econômicas, mas o Brasil perdeu posição no ranking dos maiores consumidores de de produtos de beleza e higiene do mundo. Até 2015, o país era o terceiro colocado da lista. Mas caiu para a quarta posição após a crise econômica, ficando atrás dos , da China e do Japão.
Apesar de cair no ranking mundial, a indústria de higiene e beleza brasileira cresceu mais que a economia do país nos últimos anos. Em 2017, o setor registrou um faturamento de 102 milhões de reais em 2017, uma alta de 3,2% em relação a 2016 (99 milhões de reais). Para 2018, a expectativa é de um aumento de 3,8%, atingindo uma receita 106 milhões de reais. No ano passado, o PIB brasileiro cresceu apenas 1%, “ falou Tatiana Babadobulos a veja.abril.com.br .
Oportunidades
O setor de cosméticos geralmente não é afetado pela crise, o principal fator para o crescimento do setor é o aumento do consumo do público feminino, que nos últimos anos conquistou a independência financeira.
Ameaças
Com a crise, pode haver um aumento da inflação que conseqüentemente interfere no custo da matéria prima que é capaz de influenciar negativamente o consumo, ocorrendo o risco de perder consumidores para a concorrência
https://veja.abril.com.br/economia/brasil-perde-posicao-no-consumo-de-cosmetico-mas-setor-avanca/
“Nesse período, a taxa de crescimento médio das empresas de cosméticos e produtos de higiene pessoal foi de 10,9%, enquanto o PIB e a indústria em geral cresceram, 2,8%, segundo dados do IBGE, Banco Central e Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Os motivos da ampliação desse mercado são fáceis de compreender. Em primeiro lugar, está o fato de o brasileiro ser considerado um dos povos mais vaidosos do mundo e, portanto, muito ligado aos cuidados com a imagem pessoal, ” falou a redação do empreendedor.com.br.
Oportunidade
Pela circunstância do Brasil ter um dos povos mais vaidosos do mundo é um setor que está em constante crescimento, com o número de mulheres crescendo no mercado e com a melhora na distribuição de renda o mercado esta sendo impulsionado por pessoas que querem melhorar a expectativa de vida e aperfeiçoar a imagem pessoal.
Ameaça
Os investidores estão de olho neste tipo de mercado que está em crescimento, e dessa forma está se tornando um mercado competitivo, com estas características, se as empresas do ramo de cosmético não inovarem há risco de perder consumidores para a concorrência que está em constante modernização.
https://empreendedor.com.br/noticia/setor-de-cosmeticos-e-um-dos-que-mais-cresce-no-pais/
...