As Vantagens e desvantagens do Just In Time
Por: Fabíola Martins • 31/1/2018 • Trabalho acadêmico • 1.881 Palavras (8 Páginas) • 1.166 Visualizações
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Instituto Politécnico
just in time
Gestão das operações
Curso | Gestão |
Unidade Curricular | Gestão das Operações |
Ano Letivo | 2015/2016 |
Semestre | 2º |
Docente | |
Nome | |
Data de Entrega | 16/05/2016 |
Índice
Introdução 3
Just In Time 4
Objetivos dos Just In Time 5
Vantagens e desvantagens do Just In Time 6
Vantagens 6
Desvantagens 6
Just In Time e Kanban 8
Condições para a implementação do JIT 9
Automação como forma complementar do JIT 10
Características do JIT 11
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
Just In Time
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata e que pode ser aplicado em qualquer organização para reduzir stocks e os custos decorrentes.
O Just In Time surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo a sua ideia e desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.
Com este sistema o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos só são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
Este sistema ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo.
Contudo, o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma completa “filosofia”, a qual inclui aspetos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
Embora haja quem diga que o sucesso do sistema de administração JIT esteja explicito nas características culturais do povo japonês, mais e mais gerentes têm-se convencido de que esta filosofia é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspetos da filosofia Just in Time, como:
- eliminação de estoques;
- eliminação de desperdícios;
- manufatura de fluxo contínuo,
- esforço contínuo na resolução de problemas;
- melhoria contínua dos processos.
Objetivos dos Just In Time
Todo esforço investido no JIT tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo o stock e desperdícios nos diferentes estágios do processo, eliminando os custos derivados. Este conceito por si só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva.
Os stocks têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produção que podem ser classificados principalmente em três grandes grupos:
- Problemas de qualidade: quando alguns estágios do processo de produção apresentam problemas de qualidade, gerando resíduos de forma incerta. O stock, colocado entre os estágios permite que estes possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupções que ocorrem em estágios anteriores. Desta forma, o stock gera independência entre os estágios do processo produtivo.
- Problemas de avaria de máquina: quando uma máquina pára por problemas de manutenção, os estágios posteriores do processo que são “alimentados” por esta máquina teriam que parar até que a máquina fosse reparada e entrasse em produção normal novamente. Nesta situação o stock também gera independência entre os estágios do processo produtivo.
- Problemas de preparação de máquina: quando uma máquina processa operações em mais do que um elemento ou item, é necessário preparar a máquina a cada mudança de elemento a ser processado. Esta preparação representa custos referentes ao período inoperante do equipamento , à mão de obra requerida na operação, entre outros. Lotes grandes de produção geram stocks, pois a produção é realizada antecipadamente à demanda, sendo esta consumida em períodos subsequentes.
Vantagens e desvantagens do Just In Time
Vantagens
A vantagem de utilizar este conceito está na agilidade e na redução de custos que ocorrem em toda cadeia produtiva. Algumas plantas já são estruturadas com células onde são colocados os fornecedores para que eles possam fornecer em pequenas quantidades e em fluxo contínuo. Toda a lógica do sistema contribui para otimização do espaço utilizado na planta. Podemos ainda referir as seguintes vantagens:
- Rápida conversão dos materiais;
- Redução do trabalho em processo;
- Redução de espaço e manuseio;
- Rápida resposta aos problemas;
- Redução de agendamentos e rastreamentos;
- Maior responsabilidade;
- Melhor qualidade;
- Menos desperdícios e retrabalho;
- Melhor resposta ao mercado;
- Melhoria de atitude.
Desvantagens
A desvantagem é que este conceito não pode ser aplicado em produtos que à priori são pouco previsíveis e com grandes oscilações. Outro ponto é que ele funciona com maior eficiência com um pequeno número de fornecedores, sendo necessário que os mesmos tenham estabilidade no fornecimento de materiais.
[pic 1]
Fonte: 1 CONCEITO, A. APLICAÇÃO DE SEU, DE CASO, and EM INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS. "JUST IN TIME."
Just in Time e Kanban
O kanban é uma ferramenta de trabalho utilizada para o controle de produção (muito importante no conceito do just in time). No kanban, são utilizados cartões que controlam o stock e a produção de forma visual. O just in time é mais do que uma técnica de gestão de produção.
...