Avaliação do Processo de Reestruturação Industrial Brasileiro
Por: MANUELA MANUELINHA • 25/11/2019 • Resenha • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
Avaliação do Processo de Reestruturação Industrial Brasileiro
José Roberto Mendonça de Barros
Lídia Goldenstein
Publicado pela primeira vez em agosto de 1996, depois adicionado notas em junho 1997.
Resumo/Fichamento: O Brasil passava na época por quatro diferentes processos- globalização, abertura da economia, estabilização e privatização, estes interagem entre si e provocam uma verdadeira revolução no funcionamento da economia brasileira. O tripé composto pela empresa estatal, pela empresa estrangeira e pela empresa nacional familiar, que teve seu início nos anos 30 e consolidou-se no anos 70 com o II PND, estavam com os dias contados.
A globalização representava uma tendência internacional, no texto ela era entendida como a revolução tecnológica, a mesma impõe de certa forma a abertura comercial. A privatização representa uma retirada do papel da perna do tripé que era a empresa estatal, Já com relação a estabilização as empresas com a abertura econômica estão tendo que se preocupar com assuntos que até então não eram obrigados a pensar por conta da reserva de mercado que possuíam, essas assuntos eram a redução de custos, aumentos de produtividade e introdução de novas tecnologias. O fechamento da economia eliminava a concorrência. Desobrigando as indústrias de novos investimentos e fortalecendo o processo inflacionário uma vez que quaisquer custos podiam ser automaticamente repassados para preços.
A novidade nesse processo é o impacto redistributivo provocado pela abertura e a consequente ampliação do mercado que dele decorre. A abertura provoca uma brutal transferência de renda para o consumidor correspondente as tarifas que deixam de ser pagas ao governo, a quase renda (sobre-preço) que os empresários obtinham com a reserva de mercado...
A estabilização, contribuiu significativamente para a ampliação do mercado, não só por conta do incremento das faixas mais baixas que perdiam muito com o processo inflacionário, mas também porque após anos o sistema financeiro passou a ter credito, uma das suas atividades básicas que garantiu as condições básicas para que segmentos importantes da população entrassem no mercado consumidor. Assim, a abertura da economia associada a estabilidade resultou em uma guinada radical na direção que as decisões de investimento vinham tomando.
A tradicional empresa familiar perdeu espaço na economia brasileira, o que siginifa dizer que as empresas eleitas pelo II PND juntamente com as estatais e as estrangeiras estão perdendo o espaço que foi reservado a elas, pois estes dependiam de volumosos subsídios públicos e da manutenção da economia fechada. As economias tradicionais que se adequaram a uma economia aberta e estabilizada sobreviverão.
Avaliação do processo de reestruturação industrial:
Setor automobilístico
Montadoras- De um lado a ampliação do mercado brasileiro, somado ao do Mercosul, e de outro, a saturação do mercado nos países desenvolvidos, fazem com que os investimentos no Brasil tornem-se bastante atrativos. Sem proteção as empresas instaladas eram obrigadas a se modernizar ou perderiam fatias de mercado.
Autopeças-
Eletroeletrônica de consumo
O setor que mais ilustra o papel da abertura e da estabilização na ampliação do mercado e modernização das empresas. A abertura de importações possibilitou expressiva redução no custo de produção e preço, que em alguns casos tem levado a explosão do consumo.
Imagem e som- As principais industrias deste setor estavam com grandes projetos de investimento sendo avaliados pelo BNDES.
Linha branca-Setor que também vem sendo beneficiado pela escala de produção resultante do aumento do mercado após a estabilização.
Setor Têxtil
Fiação-
Tecelagem-
Confecção-
Calçados-
Alimentos
Esse setor se beneficiou enormemente da estabilização. O ganho das classes mais baixas com o fim da inflação foi transferido em grande parte para este setor. A péssima distribuição de renda no Brasil faz com que qualquer adicional de renda das populações mais carentes, cuja demande reprimida é enorme, seja imediatamente transformado em aumento de consumo.
Farmacêuticos
Papel e celulose
Siderúgico
Primeiro setor a ser privatizado, permitiu a reestruturação e modernização das suas empresas. Processo de concentração também é característico desse setor.
...