Caracterize o mecanismo do sistema capitalista
Por: Leonardo Souzza • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 557 Palavras (3 Páginas) • 643 Visualizações
1- Caracterize o mecanismo do sistema capitalista.
Denominamos como capitalismo o sistema socioeconômico em que os meios de produção: Terra (fábricas) e Capital (máquinas, dinheiro, etc.) são propriedades privadas. Os proprietários dos meios de produção, uma minoria da sociedade, são os capitalistas (ou burgueses). Os não proprietários dos meios de produção, a maioria da sociedade, são os trabalhadores (ou proletários) (esses ofertam o fator Trabalho), que vivem dos salários recebidos por seu trabalho.
Dentre as múltiplas características do mecanismo de produção capitalista, destacam-se:
O Comércio monetizado, o dinheiro como a base das trocas nacionais e internacionais; Venda da força de trabalho, os trabalhadores são obrigados a vender sua força de trabalho em troca de uma remuneração; Função comercial, a produção se destina, primeiramente, à venda e não ao uso pessoal ou familiar; Controle financeiro, como a lógica capitalista pressupõe que quanto mais investimentos forem feitos, maior será a produção consequentemente maior serão os lucros, estimulam-se investimentos cada vez maiores; Gerenciamento da produção, o capitalista tem o controle das propriedades e do capital e, consequentemente, domina o processo de produção.
2- Sustente conceitualmente os objetivos do Pacto Colonial e a conta partida das colônias.
Pacto colonial era um contrato comercial que consistia em um conjunto de leis (normas), que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial. Estas leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias só comercializassem (comprassem e vendessem) produtos de sua metrópole. As metrópoles só obtinham lucros no comércio bilateral, través deste exclusivismo econômico. No pacto colonial entre Portugal (metrópole) e Brasil (colônia), os portugueses proibiram o estabelecimento de manufaturas em solo brasileiro. Desta forma, o Brasil ficou durante grande parte da fase colonial totalmente dependente dos manufaturados portugueses, estes compravam matérias-primas baratas e vendiam produtos manufaturados a preços elevados.
Em contrapartida restava a colônia aceitar o papel de subordinação imposto pela metrópole, demandando obrigatoriamente seus produtos manufaturados, oferecendo mercado consumidor. Vendendo matéria-prima barata e comprando produtos manufaturados a preços abusivos, constituindo assim um papel de explorado, formando uma colônia de exploração.
3- Caracterize o que se entende por “descompasso” entre metrópole e colônia.
Descompasso seria um senário onde haveria uma diferença na situação econômica entre a metrópole e a colônia mesmo que uma seja dependente da outra. Se em um período a metrópole estivesse em resseção econômica não necessariamente a colônia também estaria em recessão; a metrópole poderia estar em resseção econômica e a colônia em ascensão econômica.
4- Apresente argumentos referentes a alternativa de que a subsistência interna é condicionada a procura externa.
5- Apresente os argumentos referentes ao que se identificou com a Teoria Moderna da Colonização.
A Teoria Moderna da Colonização, recomendava que se cobrassem altos preços para as concessões de terra nas colônias, de maneira a torná-las inacessíveis aos colonos pobres, obrigando-os assim a trabalhar para os capitalistas. Dessa forma ocorria entre a Metrópole (Portugal) e a colônia (Brasil), a metrópole impunha normas comerciais restritivas e cobrava preços elevados, obrigando que a colônia sempre dependesse da metrópole. A colônia sustentava a metrópole, exportando seus produtos a preços abaixo do mercado, e em troca a metrópole protegia e matinha a colônia (segundo o pacto colonial). Mas o que realmente se notava era uma colonização de exploração ou escravização, assim como é visto na Teoria Moderna da Colonização.
...